Profissões "Masculinas" e "Femininas": Mito ou Realidade?

Igualdade entre sexos é útopia, e isso vale, também, quando o assunto é profissão.

Sabe quando eu descobri isso? Depois que eu tentei lavar roupa. Lugar de mulher é no tanque: Não por submissão, mas por eficiência.

Você já viu empregado domestico trabalhando em casa de familia? È muito raro encontrar. Mulher pedreira? Pior ainda!

Também nunca vi uma fisica ganhando o mesmo e tendo o mesmo espaço de um fisico, por exemplo. Aposto que você nunca ouviu falar de Marja Sklodowska, já de Albert Einsten...

As Mulheres só querem saber de igualdade de direito com os Homens nas coisas que a privilegiam, mas se estoura um pneu do carro naquela chuva forte, ela é a primeira a dizer: "vai tu que é Homem"

Isso também vale para os casos de matar insetos ditos "nojentos", mover móveis pesados (aliás, o nome "móveis" deveria ser usado apenas se essa tarefa fosse fácil), atividades eletromecãnicas...

As coisas pesadas sempre sobram para os Homens. É inevitavel. É cultural.

A Parte mais "leve" do trabalho é das mulheres: são encarregadas da parte mais social, lidar dia-a-dia com as pessoas. Não é a toa que a maioria das mulheres são pediatras, recepcionistas, telefonistas.

Entretanto, temos que abrir uma ressalva: com certeza há tarefas que um dos dois sexos tem mais aptidão, mas isso não implica no fato de que um não possa exercer a profissão que é predominantemente do sexo oposto.

Comentários

  1. Que non-sense, é óbvio que essas atividades os homens são mais aptos a fazer. Isso acontece porque os homens, por questões naturais, tendem a ser mais fortes que as mulheres. Dã.

    ResponderExcluir
  2. Heim certas partes vc esta certo.
    Mas por falta de informação vc publicou que mulheres não trabalham de pedreiras, discordo pois no acre o q tem de mulher trabalhando nessa aerea num é brincadeira. Mas o resto vc teve uma boa visão critica sobre a realidade so pecou nesse pequeno trechoo. abrass

    ResponderExcluir
  3. Bem, ao meu ver a desgraça total da sociedade de modo geral, se tornou válida a partir do momento em que a mulher saiu de casa devido ao Sistema Capitalista para trabalhar. Apesar de que certa forma a grande maioria das mulheres vejam isso como uma ajuda para o homem, isso se tornou um grande campo de competição, e devido essa prática esta tão habitual, hoje é impossível o retrocesso. Ja que não da mais pra voltar atrás, precisamos abrir as portas do mercado de trabalho para os diferentes interesses femininos tendo como consciência que a mulher por sua estrutura física não é apta para todo serviço. Entretanto a uma passagem bíblica que diz que a mulher deve ser submissa ao homem, porém submissão não é sinônimo de escravidão, nem de dura servis, tal palavra esta relacionada ao respeito e na flexibilidade em que as mulheres de modo geral possui e implicitamente ou explicitamente no domínio que a mulher tem sobre o homem, porque se a mulher não tivesse esse domínio tantos acontecimentos históricos não teria existido tais como, guerras, lembre agora da história bíblica sobre Adão e Eva(essa todo mundo conhece), e (a mais conhecida ainda) A Guerra de Tróia. Cierto?

    ResponderExcluir
  4. eu adorei o conteúdo abordado ele reflete o que ambos os sexos vivem constantemente!!!
    esse conteúdo me ajudou na elaboração de uma ótima dissertação.

    ResponderExcluir
  5. Você está totalmmente certo quando diz que as razões da divisão sexual do trabalho são culturais. Isto porque, existem sociedades em que as mulheres desempenham trabalhos como o cuidado com a lavoura enquanto os homens cuidam dos trabalhos domésticos. Para poder perceber como a divisão sexual do trabalho funcionam precisamos tirar nossos olhos da sociedade ocidental, visto que aqui observamos um mesmo "padrão", e observar outros modelos culturais, somente assim poderemos entender com maior propriedade a questão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)