Democracia anti-democratica no Brasil: as obrigatoriedades

Voto obrigatório:

Em paises ditos desenvolvidos (o que é desenvolvimento? o que é progresso?) o voto não é obrigatório. Quando 60% da população vota na espanha, por exemplo, é considerado muito.

Meu professor acredita que o voto é obrigatorio devido a Direita brasileira ter medo de que apenas eleitores de esquerda votem. Justifica isso o fato destes serem militantes e portanto mais entusiasmados politicamente. A Esquerda vê de outra forma: as "esmolas" dadas pelos politicos de direita influenciariam o eleitor em votar naquele te ajudou. No fim das contas, ambos estão em consenso que o voto deve ser mesmo obrigatórior

Alistamento militar obrigatório:

O Serviço Militar está previsto na Constituição Federal do Brasil, na Lei do Serviço Militar e em seu Regulamento, os quais fixam as normas, os procedimentos, os direitos e os deveres de todos os cidadãos brasileiros.


Só que eles esquecem de dizer que esta lei foi criada... sabe quando?

Lei do Serviço Militar: Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964.


Se você não entendeu, eu não vou explicar.

Dentro da instituição militar impera o autoritarismo a partir de um complexo esquema de hierarquia de poder. (...) Uns podem deter mais experiência, pois então que a passe para os outros! O respeito virá naturalmente!


Até porque, com quem vamos entrar em guerra? O que fariamos se os EUA resolvessem invadir o Brasil? Quais instrumentos iriamos usar na luta? Até pra uma operação padrão numa favela há dificuldade por parte do exercito, imagine contra outro exercito bem equipado.

Marinha vai comprar submarino por 1 bilhão de euros. Esta noticia lembrou-me daquele návio comprado da França que foi usado na segunda guerra mundial.

Voz do Brasil obrigatória:

O mais tradicional noticiário de rádio do país, a Voz do Brasil está no ar há quase 70 anos. O objetivo é levar informação jornalística diária, sobretudo do Poder Executivo, aos mais distantes pontos do país. (...)


Ou seja, desde que Getulio Vargas subiu ao poder. Sim, o populista. Sim, aquele mesmo que deu um golpe de estado. A rádio foi criada em 1935.

A obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil por todas as emissoras de rádio do país no mesmo horário é discutida publicamente desde 1995, quando João Lara Mesquita, então diretor da Rádio Eldorado, iniciou a campanha “Liberdade na Voz do Brasil”. As 850 emissoras participantes alegam que a obrigatoriedade é inconstitucional, agredindo aos artigos 5º e 220 da Constituição de 1988 que tratam da liberdade de comunicação e informação jornalística.


Horário eleitoral gratuíto (e obrigatório):

Somos nós que pagamos esta obrigatoriedade.

Documentos obrigatórios:

São tantos documentos. Você é fichado como se fosse um criminoso quando bota sua digital em uma carteira de identidade. Título de eleitor, lá fora, tira quem quer. CPF. Registro de nascimento. Carteira de trabalho. Habilitação é opcional. Bem que poderia haver um documento que unificasse CPF, Carteira de Identidade/RG e Título de eleitor.

Assistir a globo (obrigatório):

Essa teoria veio de Breno. Diz ele que, para os menos favorecidos, assistir a Globo é obrigatório. Segundo ele, as condições econômicas dos mesmos fazem com que estes não disponham de mais de uma tv em casa ou não tenham condições de pagar uma tv por assinatura. Assim, a tv sempre fica ligada na globo para "agradar" a todos.

Eu concordo. Sempre tem alguém que diz "bota na globo para ver o que está passando", como se esta fosse o único canal de tv aberta. Até mesmo quando você vai está numa sala de espera, se tiver tv, com certeza estará na Globo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)