O campeonato Brasileiro é o melhor do mundo

Hoje, sem o jogo com o Atlético, as chances do São Paulo ser campeão já chegam a 63%, com 18% para o Grêmio, 8% para o Santos e 6% por cento para o Inter. Porém o matemático e apaixonado por futebol, Tristão Garcia garante que com mais os possíveis três pontos na Baixada as chances do São Paulo simplesmente pulam para 76 % enquanto o segundo, o Grêmio, sem jogar verá as suas chances cairem para 12%, o mesmo acontecendo com o Santos que cairia para cinco por cento.

&&&&&&&&&&&&&&&&&

É para evitar situações como estas que as fórmulas combinadas de disputa de campeonatos com fases regulares e depois play-offs, ou mata-matas, como acontece com os campeonatos de outros esportes nos Estados Unidos, ou com o Campeonato de Futebol Mexicano, por exemplo são muito mais evoluídas e fadadas ao sucesso.


Na integra com Telmo Zanini.

Inicialmente, duas perguntas:

1. Os jornalistas esportivos em sua maioria desejavam um campeonato brasileiro ao modelo europeu. Quando o fazem, reclamam?
2. Qual a relevância do futebol mexicano e americano para o resto do mundo?

Sou contra o mata-mata.

Veja bem: o campeonato italiano acontece desde 1898. 16 times conquistaram o titulo. São mais de 100 anos e apenas 16 times. Alguns nem existem mais. Hoje quem monopoliza o futebol italiano é o Milan, Inter e Juventus.

Desde 1964 realiza-se o campeonato alemão. Só da Bayern Munique. Vez por outra, hoje em dia, aparece o Borussia. O Leverkusen nunca conquistou um campeonato alemão. 24 campeões; Espanhol, 1929, 9 campeões. Monopolizado por Real Madrid e Barcelona. O Campeonato inglês conta com 23 campeões e é dominado por Liverpool, Manchester United e Arsenal. O Chelsea, sensação dos últimos anos tem apenas 3 títulos. Liverpool conta com 18, sendo o maior vencedor.

No Brasil, desde 1971 acontece oficialmente o campeonato brasileiro. 17 times já foram campeões. Isso em 35 anos de campeonato. Desde 2003 quando foi instituido os pontos corridos, foram 3 campeões diferentes em 3 anos. Times que nunca tinham vencido, sempre beliscavam, tiveram sua oportunidade (Cruzeiro e Santos). Este ano, provavelmente o São Paulo vai ser campeão. Será mais um diferente.

Podemos contar em nosso país com vários times grandes e tradicionais: 4 no Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco), 4 em São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos), 2 em Minas (Atlético e Cruzeiro), 2 no Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional). Sem contar as forças regionais (Bahia, Vitória, Sport, Nautico, Santa Cruz) e as forças emergentes (Juventude, São Caetano). É aqui que times de terceira divisão como Brasiliense chegam a final de uma competição nacional. É aqui que o Santo André vence a copa do Brasil.

É por isso que o campeonato brasileiro é o melhor do mundo. Porque o Brasil é o país do futebol. Não é apenas paixão, é idolatria.

E é por isso que não devemos regressar ao mata-mata.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais