Lenin

Vladimir Ilyich Ulyanov, conhecido pela alcunha de Lenin, nascido na cidade de Simbirsk (atual Ulyanovsk em sua homenagem) no ano de 1870, foi um dos principais responsáveis pela Revolução Russa de 1917. Seu pai era um funcionário público e seu irmão era um revolucionário que foi executado pelo governo czarista devido a uma tentativa de golpe.

A morte do irmão de Lenin com certeza influenciou-o a ter uma ideal revolucionário. Em 1895, Lenin foi preso por “atividades revolucionários”, resultando numa pena de 14 meses, seguido de mais 3 anos no exílio, na Sibéria.

No período em que esteve exilado, Lenin escreveu “O desenvolvimento do capitalismo na Russia” e casou-se. Com o fim do exílio, em 1900, Lenin sai da Sibéria e dirige-se a Europa Ocidental, região na qual tornou-se um “revolucionário profissional”, estudando as teorias de Karl Marx.

Lenin passa 17 anos na Europa Ocidental, voltando a U.R.S.S. apenas em 1917, durante o período da primeira guerra mundial. Lenin alia-se ao PSDT Russo (Partido Social Democrata Trabalhador) que divide-se, logo depois, em duas facções. O futuro líder bolchevique da revolução aproveitou o momento oportuno (saída da Rússia da primeira guerra mundial e o descontentamento da população para com o governo czarista) para aplicar um golpe de estado. Fracassou em um primeiro momento, mas em novembro de 1917, finalmente o golpe foi efetuado com sucesso, levando o Partido Comunista a liderança da nação Soviética.

Lenin, com líder político e econômico, tentou, logo após dar o golpe, efetuar uma rápida transição para o socialismo. Sem sucesso, teve flexibilidade para manter uma economia mista (capitalista-socialista).

Em 1922, Lenin sofre um derrame cerebral, tornando-o incapaz de exercer suas atividades políticas. Morre dois anos depois, tendo seu corpo embalsamado e colocado para exposição em um mausóleu na Praça Vermelha

Sua importância para a história é por ter sido um homem de ação, o primeiro a por em prática (ao seu modo) as teórias de Marx. Foi responsável pelo primeiro governo comunista do mundo e graças a isto, no período de 1917 a 1919, um terço do mundo também implantou o sistema comunista (denominado “segundo mundo”). Seus escritos são fortemente influenciados por Marx, mas uma diferença essencial que Lenin prega é a Ditadura do Proletariado, na qual o uso da força se faz necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais