Valkyrie Profile 2: Silmeria

Produzido pela tri-Ace (a mesma de Star Ocean e Tales of Phantasia), Valkyrie Profile 2: Silmeria é um RPG que tem como plano de fundo a mitologia nórdica. Locais como Asgard e Midgard são explorados na história, menções a Ragnarok são feitas e deuses, como Odin e Freya, são citados.

No jogo, você é Alicia, princesa do Reino de Dipan. Desde pequena, Alicia conta com outra personalidade: Silmeria. Diferente da vida real, não é necessários usar remédios de tarja preta para curá-la. Silmeria é uma Valquíria. Pausa. Leia abaixo o que é uma Valquíria.

As valquírias eram belas jovens mulheres que montadas em cavalos alados e armadas com elmos e lanças, sobrevoavam os campos de batalha escolhendo quais guerreiros, os mais bravos, recém-abatidos entrariam no Valhala. Elas o faziam por ordem e benefício de Odin, que precisava de muitos guerreiros corajosos para a batalha vindoura do Ragnarok.


Leu? Pronto.



Como eu havia dito, ao desobedecer Odin, Silmeria é reencarnada como humana, servindo como exemplo de punição. mas algo acontece e ela acaba tendo que dividir seu corpo com a Alicia. Isto é ruim para ambas: Alicia é vista como louca por falar sozinha e Silmeria passa a ser perseguida por Hrist, outra Valquíria.

Em sua jornada, Alicia/Silmeria tem a habilidade de ler quaisquer objetos e invocar os Einherjar. Pausa para ler sobre os Einherjar.

Também conhecidos como "Os Guerreiros de Odin", os Einherjar são os guerreiros mortos recolhidos pelas Valquírias para irem ao palácio de Valhala, onde viverão em banquetes e fartura até o derradeiro dia do Ragnarok. As valquírias escolhiam apenas os melhores e mais heroicos guerreiros.


Na jornada de volta para Valhalla, Alicia/Silmeria contará com a ajuda de Rufus, Arngrim, Leone, Dylan, Lezard e os inúmeros Einherjar invocados.

Rufus é uma mistura de Legolas (de Senhor dos Aneis) com Jack Sparrow (de Piratas do Caribe):

Lezard é o próprio Harry Potter, fazendo magias e com sua própria pedra filosofal:

O jogo têm, como pontos fortes, a temática nórdica; a quantidade de personagens (mais de quinze jogáveis); a possibilidade de executar combos, dando oportunidade de finalizar com ataques especiais (Soul Crushes); uso de photons (um tipo de raio cristalizador) que transforma o inimigo em cristal por um curto período de tempo de modo a chegar a locais não alcançados normalmente e encontrar baús com tesouros que auxiliam na jornada.

Um ponto importante do jogo são as Sealstones, pedras que dão uma determinidade habilidade ao seu personagem. Essa habilidade pode ser benéfica (um ataque com valor de 120%) ou maléfica (ataque de 200%, porem possibilidade de quebrar sua arma no combate).

Você pode incrementar as habilidades (Skill) dos personagens através de um sistema de runas. A combinação dessas runas dará certas habilidades que podem ser associadas ao personagem.

E quais os pontos fracos? Apesar de ter vários personagens jogáveis (em sua maioria os Einherjar), isto se torna um ponto fraco a medida que você precisa revezá-los para subir de level de modo a, caso queira, libertá-los, ganhando assim um item por isso. São necessárias várias batalhas para ganhar a experiência necessária para "upar" um personagem. Fora isso, a história dos mesmos é bastante superficial, não nos dando a oportunidade de criar laços de afeição com os mesmos (sou sentimental). O único que aparece nos vídeos do jogo é o Einherjar Dylan, um Heavy Warriror. O resto parece que estão lá por acaso e vão embora sem fazer muita falta.

Abaixo você confere uma lista dos itens que são adquiridos após você liberar os personagens e encontrá-los nos locais do jogo:

Mithra (Lost Forest): Holy Water of Mithra
Richelle (Coriander): Expert's Experience
Sylphide (Coriander): 50000 OTH
Kraad (Villnore): Kraadicator
Roland (Villnore): 50000 OTH
Alm (Chateau Obsession): 50000 OTH
Woltar (Chateau Obsession): Foolproof Talisman
Chrystie (Kythena Plains): 50000 OTH
Sha-Kon (Kythena Plains): Prism Gem
Millidia (Crell Monferaigne): 50000 OTH
Khanon (Sukavia Gorge): Noble Elixir
Phyress (Solde): Golden Egg
Aaron (Coriander): 50000 OTH
Farant and Psoron (Turgen Mine): Overdrive
Circe (Kalstad): Kraadmail
Rasheeka (Kalstad): Sage's Arcanum
Adonis (Villnore): Warrior's Wit
Masato (Sahma Desert): Prime Elixir
Ehlen (Ancient Forest): 50000 OTH


Outro ponto negativo do jogo são os especiais dos Einherjar, bastante genéricos. Todos os tipos de classes do jogo (Archer, Mage, Heavy e Light Warrior), na forma de Einherjar, tem o mesmo tipo de especial. Poderiam ter dado uma caprichada nessa parte.

A falta de um teletransporte de uma cidade para outra não faz muita falta nesse jogo, apesar de ser sentida. Digo que não faz falta devido ao mapa ser muito pequeno, limitado a uma duzia de cidades. Não há aquela sensação de exploração como nos jogos de Final Fantasy, por exemplo, que você pode sair andando pelo mapa a esmo. Algumas áreas do jogo (Ancient Forest, Turgen Mine e Chateau Obsession, por exemplo) só são descobertas/acessíveis após falar com certas pessoas em certos lugares.

Algumas dicas que eu dou após ter completado o jogo (não leia, pode contar spoiler): quando tiver as runas necessárias, evolua a Skill Training para evoluir mais rápido os personagens; Nunca combine a Pig Law e a Gold Grubber Sealstone: uma anula a outra; Mantenha Rufus sempre na equipe: ele vai estar com você até o fim; Use a Skill Psychosoma nos Archers e Light Warriors para combinar a força de ataque e de magia; Quanto mais rápido você matar líder em um confronto (identificado pela coroa amarela durante a batalha), mais cristais e experiência você ganhará. Matar o líder ou todos os personagens antes do primeiro circulo do lado direito se apagar é chamado de Direct Assault (aquilo é um contador de tempo que diminui a medida que o tempo na batalha se alonga); use as skills First Aid e Survival com a Lifeforce Sealstone para recuperar seu HP após a batalha. Não se preocupe em evoluir Lezard, Dylan, Leone, Lenneth, Hrist ou Silmeria. Alicia é importante, mas nem tanto. Não passe do nível 55 com ela, será desnecessário no futuro!

Uma combinação de setup de skill que gosto de usar é Break Up (para entrar mais rápido no Break Mode), Fortify (reduzir danos), True Seeing (aumentar chances de um ataque crítico) e Spirit Control para ganhar mais purple gems e, com isso, executar mais combos (as gemas roxas te dão mais AP).

Comentários

  1. um dos melhores jogos do PS2. vc disse q o final é ruim mas é pq vc nao jogou o VP1 do PSX e PSP

    ASS: João Paulo

    ResponderExcluir
  2. Não entendi porque é desnecessário passar do lv 55 com Alicia

    ResponderExcluir
  3. queria saber como faz pra mirar nas partes do corpo. tipo cabeça, braço...

    ResponderExcluir
  4. Flavio existe ataques q miram em diferentes partes do corpo. Exemplo o Sweep Dive, apenas para Heavy Warriors, q foca na parte de cima. Procure uma lista com todos os ataques para ver onde cada um se especializa.

    ResponderExcluir
  5. nese jogo,em seraphich gate pasei 7 vezes, falta pouca vez pra ganhar a armas mais foda,o ruim é que os chefes tem muitu hp :\,

    ResponderExcluir
  6. poxa acho que está faltando alguns personagens nesta lista que foi apresentada acima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais