Como proteger EFICAZMENTE a sua senha do Gmail contra roubos em apenas cinco passos

Recentemente vi algumas mensagens dentro do meu Gmail, no topo dele, dizendo que alguém tinha acessado minha conta da Lituânia, Somália, Rússia, Índia, Cabo Canaveral, entre outros lugares. Nem dei muita bola. Hoje acordei, entrei no meu blogger e... surpresa: meu blog não existia mais! Tinha sido excluído!

Bateu aquele desespero. Fui fazer o login e estava deslogado. Uma mensagem do Google falava sobre atividades suspeitas em minha conta. Será que eu tinha perdido tudo? Não! Consegui fazer o login normalmente e como meu telefone celular já estava cadastrado no banco de dados dele - lembra que eles pedem pra por um número de telefone caso aconteça algo com sua conta? - não deu problema. Tudo funcionou direitinho.

Mas fiquei CABREIRO. Resolvi, depois de 12 ANOS, mudar a minha senha. As principais. E além disso tomei algumas medidas preventivas.

E aí, que medidas foram essas?

Protegendo eficazmente minha senha através da verificação em duas etapas

1. Quando você entra no Gmail, no topo, do lado direito, há uma barra como essa da imagem abaixo. Clique onde está a sua foto.


2. A seguinte janela aparecerá. Clique em configurações da conta.


3. Uma nova pagina abrirá. Onde você vê verificação em duas etapas, clique em editar.


4. Após isso, uma outra janela será mostrado. Nela você deverá digitar o número do seu telefone celular com o DDD, (XX) ABCD EFGH, e pedir para enviar o código. O Google te enviará um SMS com um código. Insira-o no site, no campo indicado e depois guarde ele bem direitinho no seu celular ou em outro lugar. PROTEJA COM A SUA VIDA. Pronto. Você está protegido.

5. Como funciona? a verificação em duas etapas fará com que outras pessoas não possam acessar a sua conta de outro computador sem ter o código que lhe foi enviado. Se você tem o seu computador, mas quiser acessar sua própria conta em uma Lan House, terá que digitar a senha e em seguida o código. Como os invasores não tem o código, sua conta estará protegida. Afinal eles não tem seu celular, né?

Abaixo um vídeo feito pelo próprio pessoal do Google para demonstrar o processo. Clique no botão CC do YouTube para as legendas em português aparecerem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais