Meu time campeão é melhor que a seleção do meu país seja campeã

Dia desses via uma reportagem no blog do Juca sobre alguns torcedores preferirem que seu time vença a Libertadores da América do que a Seleção Brasileira seja campeão do mundo.

61,4% dos são-paulinos, tricampeões da Libertadores, querem mais o título da Seleção;
54,4% dos santistas, igualmente tricampeões, também;
56,6% dos palmeirenses, uma vez campeões, idem ibidem.
Já entre os corintianos, nada menos do que 52,7% querem mesmo é ver seu time campeão!
Veja clube a clube e note que também os colorados e gremistas pensam como os corintianos

Acho que faço parte dos 52,7%, apesar de ninguém ter me questionado nada. Acho normal nós, Corinthianos, torcemos pelo título da libertadores que não temos. O que me surpreende, um pouco, é o Internacional e o Grêmio, com conquistar internacionais (o Inter até recentemente) pensarem o mesmo. Me surpreende pouco porque no Rio Grande do Sul tem todo aquele sentimento de "sou a melhor parte do país e por mim abandonaria todos vocês e faria um país melhor, mais bonito e mais rico".

O problema dessa pesquisa é que ela é bastante tendenciosa. Afinal, só recortou os times do Sul/Sudeste. Fora que, além do blog do Juca, não encontrei nem o site da suposta entidade que fez a pesquisa, uma tal "Stochos Sports and Enterteinment". O blog diz que a pesquisa foi feita NO PAÍS INTEIRO. Bobagem, né?

Vale destacar que fora essa maioria dos três times, as disputas são acirradas em relação a preferência dos torcedores de outros times. A pergunta é: "por que?" Quais os fatores que levam alguém a preferir um time do que uma seleção? Identificação? Desilusão?

Fiquei pensando como seria essa pesquisa na Espanha pré 2008, apenas com um título da Eurocopa. Real Madrid e Barcelona supercampeões, enquanto a seleção apenas morria na praia nas competições internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)