Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida


Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida se passa no mesmo mundo de A Batalha do Apocalipse. Na nossa Terra. Diferente dos acontecimentos do outro livro, onde se mostra a batalha final, este mostra a tensão entre os partidários de Miguel e Gabriel.

Enquanto os querubins se enfrentam num embate de sangue e espadas, dois anjos são enviados ao mundo físico com a tarefa de resgatar Kaira, uma capitã dos exércitos rebeldes, desaparecida enquanto investigava uma suposta violação do tratado. A missão revelará as tramas de uma conspiração milenar, um plano que, se concluído, reverterá o equilíbrio de forças no céu e ameaçará toda a vida humana na terra.

Juntamente com Denyel, um ex-espião em busca de anistia, os celestiais partirão em uma jornada através de cidades, selvas e mares, enfrentarão demônios e deuses, numa trilha que os levará às ruínas da maior nação terrena anterior ao dilúvio – o reino perdido de Atlântida.

O livro é bom, mas não é tão fantástico quanto A Batalha. Talvez por esse ser o primeiro de uma, provavelmente, trilogia e o final de Filhos ficar em aberto, tive essa sensação de que as coisas não tiveram um desfecho.

Coisas bacanas do livro: Denyel é um personagem fantástico, não conseguia dissociá-lo do Damon de The Vampire Diaries. A expectativa de ver um habitante da antiga Atlântida era enorme! O ponto alto do livro, para mim, foi descobrir onde estava e o que fazia Rafael. A viagem a Amazônia para encontrar a civilização Yamí me fez pensar em Avatar e toda aquela floresta recheada de Smurfs.

Frases

"Deus estava orgulhoso de seu trabalho (...) Sua criação podia aprender, evoluir e amar."

"Os mortais são fracos, inúteis e de natureza malévola. São assassinos desonrados, egoístas e perversos" (Gabriel)

"Os demonios não fazem amigos, apenas aliados passageiros"

"Os mortais são movidos pela força da alma, o Sopro de Deus, um presente divino que encerra a maior dádiva terrestre: o livre-arbítrio. Já os celestes são regidos pelos instintos da casta, cada qual com sua função, como insetos em uma colônia"

"É comum os fantasmas delimitarem a eles mesmos fronteiras psíquicas, áreas físicas que os ligam ao local em que faleceram, por isso tantas histórias de casas, cemitérios e até prisões assombradas.

"Somos anjos, não santos" (Denyel)

"Embora possamos governar as nossas escolhas, não somos capazes de nos adaptar nem de nos reproduzir" (Levih)

"Somos os mais elevados guardas de Yahweh. Devemos louvas suas leis, ao invés de ignorálas" (Lúcifer)

"Ler os jornais é como ir à igreja: um hábito melhor se for cultivado só aos domingos" (Denyel)

"Não se engane quanto ao altruísmo da humanidade. Lúcifer recebe toneladas de almas corrompidas a cada dia" (Denyel)

"Você é uma ishim, uma força viva da natureza. Não pode ingerir alimentos industrializados ou químicos de jeito nenhum." (Denyel)

"Deus é um nome, um conceito. Seu verdadeiro significado transcende qualquer pensamento, está além da ideia de ser ou não ser, além mesmo da categoria de existir ou não existir." (Denyel)

"Não tenho medo de morrer. Mas tenho medo de ser morto" (Bartley)

"Os vencedores contam a história" (Denyel)

"A vida na cidade e as facilidades da tecnologia nos afastam não só do mundo real, mas também de nossa própria essência"

"Tente tirar essa palavra da boca, "impossível". Nada é impossível. Depois de tudo que já viu, não sei como continua a usá-la" (Denyel)

"Os anjos também têm sentimentos, o que não é exclusivo da raça mortal"

"Estamos no mundo para inspirar as pessoas, para ensiná-las e servi-las" (Andira)

"Para muitos, alimentar certas angústias é mais fácil que expurgá-las. As magoas nos tornam fortes, impiedosos, mas vulneráveis também" (Rafael)

"Gosto de você. Sabe por que? Porque é burro" (Denyel)

"Estamos vivos não apenas para escutar a canção, impassíveis a seus acordes, mas para participar dela - sofrendo, sorrindo e amando"

"A eternidade não é algo que dure para sempre. Ela existe aqui e agora, quando nossa percepção temporal é desligada. Esses momentos são perpétuos e sobrevivem à vulgaridade do tempo. Vida e morte,e bem e mal, passado e presente são apenas imagens transitórias" (Rafael)

"A reencarnação só é empregada em situações muito raras, quando o retorno de uma entidade ao plano material é considerado inevitável e urgente"

"Parecia tão fácil condená-lo, e ao mesmo tempo tão difícil reconhecer suas virtudes"

Notas

A Universidade de Santa Helena sondava até a origem da família. Provavelmente uma escola só com a elite. Tive a sensação da escola do filme A Sociedade dos Poetas Mortos.

As memórias de Rachel se assemelham a vida de Jesus segundo a bíblia. Ela só lembro do presente e de quando era criança, mas o período da adolescência é misterioso.

O Condomínio fechado onde Rachel mora, ao meu ver, funciona como uma crítica ao isolamento dos seres humanos, cada vez mais fechados em suas casas, conectados apenas pela internet. O local possuía tudo que um bairro comum necessitava, então por que sair dele?

"Se somos anjos, por que seríamos atacados por outros anjos?". Troque a palavra anjos por seres humanos e perceba a ironia da situação.

Duvida: Ok, os anjos não podem reproduzir entre si, mas podem ter filhos com humanos. Isso vale para as mulheres também? Não foi mostrado nenhum exemplo concreto.

"O único contratempo foram as estradas, algumas em péssimo grau de conservação". As alfinetadas na malha rodoviária.

"O universo inteiro é consciente". É a chamada Hipotese Gaia.

A hipótese Gaia, também denominada como hipótese biogeoquímica, é hipótese controversa em ecologia profunda que propõe que a biosfera e os componentes físicos da Terra (atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera) são intimamente integrados de modo a formar um complexo sistema interagente que mantêm as condições climáticas e biogeoquímicas preferivelmente em homeostase.

Repararam no CURUPIRA? "O corpo era humano, moreno, e trajava uma tanga de palha, que lhe cobria o sexo. Carregava um arco de madeira com flechas de plumas coloridas, mas o detalhe realmente bizarro estava nos pés: os calcanhares se voltavam para frente, como se encaixados de forma contrária". Sempre quis ver um livro onde figuras do folclore brasileiro seriam personagens importantes na história. Só conheço O Sítio do Pica-pau Amarelo. Queria um livro sobre as Guerras Etéreas! Com a civilização Yamí como foco.


Só consigo pensar nas armaduras dos anjos em algo no estilo Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), Heimdall (do filme Thor), e os deuses de Imortais.


Algos atores que eu imaginei para alguns personagens

Ian Somerhalder - Denyel


Matt Bomer - Andril


Emma Stone - Kaira


Levih - Simon Baker


Urakin - Dwayne Johnson


Yaga - Helena Bonham Carter




Músicas mencionadas

Can't Take My Eyes off You


Moonlight Serenade


Concerto para Piano nº1


La Marseillaise


Outras imagens

Hayabusa


Tommy Gun


Beretta


Universidade de Santa Helena


Caverna do Gelo


Outros links

Interlúdio do Filhos do Éden.
MTRN dos Filhos do Éden.
Nerdcast sobre Filhos do Éden.
Papo Lendário sobre a mitologia do universo de A Batalha do Apocalipse e Filhos do Éden.
Desconstruindo Filhos do Éden.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais