Deadman Wonderland


Imagine que você é um personagem de anime. O dia está bonito, o sol brilha forte, você chega no seu querido colégio. Estão todos lá: seu melhor amigo, seus coleguinhas, sua paquerinha... Só que de repente, um cara aparece flutuando na janela (você está no segundo ou terceiro andar do prédio). Esse cara solta algum tipo de poder/magia e acaba massacrando toda sua turma. TODOS ESTÃO MORTOS. Exceto você (só que ainda não sabe disso), o protagonista. Então você acorda no hospital e tem alguns policias por perto. E eles te prendem. Conforme eles te explicam, há várias provas contra você, além de ser o único que sobreviveu ao massacre. Aparece até um vídeo seu confessando ter matado todos. SÓ QUE VOCÊ SABE QUE NÃO FEZ ISSO!

Tu acaba indo preso. No julgamento, te condenam a pena de morte e você acaba indo parar numa prisão chamada DEADMAN WONDERLAND. Essa é basicamente a historia do protagonista do anime, Ganta.


O ano é 2023. "Deadman Wonderland", uma provável referência ao País das Maravilhas de Alice, é o nome de uma prisão particular em Tóquio, Japão. Mas ela não é apenas isso! Além de abrigar vários presos, ela é também um parque de diversões. Aberta a visitações, usa seus presos como peças de entretenimento e lucro.

Perceba como mesmo nas piores ocasiões, o capitalismo impera. Sempre tentando lucrar a custa do prejuízo dos outros. Pra você ter uma ideia de como é cenário da prisão, imagine uma DISNEY onde só trabalhem pessoas perigosas, delinquentes e todos os adjetivos nessa linha.


Dez anos se passaram desde o Grande Terremoto em Tokyo, um desastre natural que afundou 70% de Tokyo no mar. O que você faria se de repente visse uma criatura coberta de sangue na sacada da janela de sua sala? E, se ela emitisse um som, que só você escutasse?e ainda pior...quando essa criatura, que só você pode ver, mata 21 alunos de forma brutal e só deixa você vivo? Ganta Igarashi foi acusado de um crime no qual não cometeu,e enviado a uma nova e incrível prisão instalada no japão,onde os detentos, são as maiores atrações no maior, mais moderno e louco coliseu de todos os tempos... ao encontrar uma pequena garota, acaba descobrindo poderes que até então não sabia que possuia, começando assim sua busca por inocência e vingança.

A roupa dela não lembra Rei Ayanami de Evangelion?

Na prisão, para evitar fugas, os presos tem preso um aparelho em seu pescoço, que funciona como GPS. Esse mesmo aparelho injeta pequenas doses de veneno diariamente e é necessário comer um bala de três em três dias, caso contrário tu morre. Isso me lembrou bastante aquele filme IN TIME, com Justin Timberlake. Em ambos, as pessoas vivem numa sociedade em que "compram vida" e para isso precisam trabalhar e ganhar pontos. (No filme, os pontos fazem parte da sua vida, ou seja, quando se chega a zero... MORTE!)

Talvez a bala, o antidoto, sirva pra retratar nossas pequenas doses de drogas diárias (a minha é a internet). Nossos vícios, mesmo que não queiramos. Sem aquela pequena porção de droga por dia, não funcionamos.


Na prisão é aquela coisa, né? Há toda uma hierarquia. Presos mais antigos, mais temidos, facções... acontecem várias humilhações. De modo a manter a ordem, existem os carcereiros. Dão choquinho, rasgam a pele da pessoa com espadas... coisas comuns, né?

Por falar em violência, há muito SANGUE, SANGUE, SANGUE! Isso porque a medida que a história progride, os donos da prisão (que lembram muito aqueles diretores da NERV em Evangelion), começam a realizar duelos entre os presos. Uma espécie de gladiadores modernos, misturados com jogos vorazes.


Concomitante a isso, o discurso da sociedade (no anime) é claro: os presos já estão condenados, então quem se importa se morrerem para diversão deles? Alguns até acham que o sangue é efeito especial!


A história da série, como falei no inicio, é a história de Ganta e sua relação com a Deadman Wonderland. O que Ganta fará para conseguir provar sua inocência? Será que ele tentará fugir da prisão? Que desastre natural ocorreu no mesmo lugar onde foi construída a prisão? Por que a garota de colant branco, Shiro, é amiga dele? De onde eles se conhecem? Por que ela não tem um número de identificação como os outros presos? Quem foi o responsável pelo massacre da escola e por que Ganta foi o único sobrevivente?

Laranja Mecânica?

Deadman Wonderland é um anime de 2011. Possui 12 episódios e um OVA contando o passado de um dos personagens. Assim como o último anime legal que vi, Another, o gênero de DW é Horror e Ação. A abertura é toda em inglês, fugindo do padrão. Lembra Linkin Park.

Obrigado a Cristiano que me indicou!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais