Maniqueísmo no Facebook: conceito de Ateísmo


A nova imagem que está rolando no Facebook e que me chamou atenção foi essa. Ela tem algumas coisas que necessitam ser esclarecidas. Algumas eu já falei neste post, sobre diferença entre Ateu e Agnóstico. Vou reiterar meu ponto baseado na afirmação da imagem acima.

"Ateísmo é a crença segundo a qual..." Ateísmo não é crença. É justamente o oposto. A ausência da mesma. Ateísmo não procura explicar nada, como a imagem sugere. O próprio texto da imagem é que tenta misturar elementos judaico-cristãos para justificar um conceito homogêneo de ateísmo.

Outro ponto, muito comum, é que ao negar algo (a crença), não significa que se está afirmando ao contrário. Negar que deus existe é uma coisa, AFIRMAR que ele não existe, é outra. Quando você afirma sem ter provas factíveis para isso, apenas embasado por uma questão pessoal, então isso te torna um teísta, seja você acreditando em deus, buda, gaia, ets ou duendes.

Mesmo que as pessoas tentem por todos os ateus como um grupo de pessoas homogêneas... pense um pouco. Não existe tal coisa. Nem nas religiões existem isso. Eles são ateus porque não acreditam em deuses. Ponto. Querer adicionar conteúdos que vão além do significado é tentar enganar o outro.

Para exemplificar essas diferenças: Alguns dos ateus AFIRMAM que deuses não existem (o que os tornaria teístas!); Outros DUVIDAM da existência do mesmo; Enquanto outros NÃO NEGAM essa possibilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)