A ocupação do litoral brasileiro

Dia desses (na verdade foi em 8 de Abril de 2008), escrevi um esboço de um post sobre "a ocupação do litoral brasileiro". Pensava em Natal. Ficava tentando relacionar o que havia em comum entre a chegada dos PORTUGAS em 1500 até os dias atuais.

E o que foi que permaneceu dessa época pra hoje?


Bom, o título já entregou. Vamos partir para o maniqueísmo.

Os gringos, não apenas os portugueses, continuam dominando o litoral potiguar (e não só ele): seus complexos hoteleiros são fundamentais para o aporte de turistas na região. Há também alguns condomínios fechados em que a linguagem predominante não é português.

As riquezas do litoral continuam sendo exploradas, seja comprando Buggys e gerando emprego para os nativos, seja na ideia inovadora de trazer Dromedários da Espanha para a praia de Genipabu. Sem falar dos bares e restaurantes de comidas tipicas (de outros países, claro).


Continuam fazendo a cabeça dos nativos, principalmente no tocante a exibir seus gadgets de última geração. É semelhante com a situação de mostrar um espelho a um índio há 512 anos atrás. Nós ficamos EMBASBACADOS! E enquanto esses objetos tem aos montes em seus países de origem (e são baratos), aqui a coisa muda de figura.

E, por fim, ainda há os descendentes. Muitos permanecem na colônia, enquanto alguns são levados de volta para o REINO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais