Poder sem Limites (Chronicle)

Para quem gosta de histórias com temáticas de "super heróis" mais realistas, tipo Hancock com Will Smith, onde o protagonista é uma pessoa como qualquer outra, com problemas comuns, ou até mesmo a série inglesa MISFITS (Nathan S2), onde delinquentes juvenis ganham poderes diversos após uma tempestade e usam para resolver seus próprios problemas, Chronicle é uma boa pedida. Pelo que me lembro, baixei o filme justamente por essa comparação que fizeram com Misfits (uma ótima série, mas que só vale a pena ver até a segunda temporada, pois o ator que interpreta Nathan abandonou o barco).

Chronicle conta a história de três alunos do mesmo colégio: o candidato a presidência do grêmio estudantil Steve e os primos Matt e Andrew. Steve é o rapaz mais "relações públicas", fala com todo mundo, sorri para todos, etc. Matt é mais filosofo, gosta de divagar sobre a vida e cita alguns autores durante a história. Menciono a citação sobre Schopenhauer, na qual o mesmo diz que "nossos desejos não podem ser realizados" e mesmo assim corremos atrás deles (e isso tem muito a ver com a história). Por fim, o protagonista dos protagonistas é Andrew. Ele sofre bullying de todos, inclusive de seu pai, um aposentado por invalidez que cerceia a liberdade do garoto. Sua mãe é adoentada e o dinheiro para conseguir os medicamentos é escasso.


Certo dia, Andrew ganha uma filmadora e começa a filmar (jura?) TUDO ao redor. Mais tarde, no mesmo dia, após uma festa, Steve e Matt chamam-no para filmar algo. Era um buraco em uma clareira. Todos entram lá. Há um "objeto", sei lá, parece meio alienígena. Os garotos começam a sentir algumas coisas e seus narizes começam a sangrar.

O filme então avança para alguns dias depois. Eles já estão cientes dos seus poderes e exercitam-os no quintal de casa. Não contaram para ninguém. É interessante perceber que mesmo fascinados pelas coisas que podem fazer, os garotos não se sentem deslumbrados. Pelo menos a princípio.


A ideia que eles tem é que o poder é como um músculo. É necessário exercitá-lo para adquirir mais habilidade de manuseio. Os rapazes então começam a praticar várias pegadinhas inocentes, como fazer o carrinho de supermercado de uma moça andar sozinho enquanto a mesma faz compras. Só que dessas PEGADINHAS acaba resultando num acidente (não fatal, felizmente). Então eles estipulam regras. Não usar o poder nas pessoas, não usar o poder enquanto estiver com raiva e não contar a ninguém sobre os poderes.

É sempre legal imaginar pessoas com poderes. Os principais que eles usam são o de voar e a telocinese. São apenas adolescentes normais que quando dominam a técnica, usam suas habilidades para ganhar popularidade. Sim, eles começam a fazer MÁGICA. O que faz perfeito sentido, afinal as pessoas acreditam que é uma ilusão e um mágico nunca revela seus truques.


Em certo momento, dada a popularidade, o poder começa a subir a cabeça. Principalmente de Andrew, devido a sua relação conturbada com seu pai e o estado de saúde da sua mãe. Ele começa a estudar sobre evolução e acredita ser um APEX PREDATOR (ou predador apex em português). É aquele que está no topo, que não possui predador nem mesmo na sua espécie. O estágio mais avançado da evolução. Nós, os humanos, somos o predador apex, pois nenhum animal concorre conosco (as doenças talvez). Temos como lançar mão de subsídios que nos permitem sempre ficar no topo. Vacinas, remédios, armas de fogo, etc.

O resto da história você confere assistindo ao filme. Perguntas que ficam após os créditos: Qual é a origem desse poder? Mais pessoas ganharam ele? O que aconteceu após os incidentes ocorridos no final do filme? Com certeza o filme merece uma continuação! Vale muito a pena assistir e é bem curtinho, apenas uma hora e meia.


Curiosidade: a Lança de Longinus, também conhecida como Lança do Destino faz parte do filme. Seria a lança do rapaz (Longinus) que ficou CATUCANDO Jesus Cristo na cruz. Só descobri que ela tinha esse nome após assistir o anime Evangelion (Que é um ótimo anime, mesmo o protagonista sendo um chorão. Ele evolui na história. Enfim. Divago). Observem as imagens abaixo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)