Uchuu Kyoudai (Space Brothers)

Você sabia que antes de irem para o espaço os astronautas fazem um testamento? Que um dos testes que eles precisam passar é saber operar a nave de olhos vendados de modo a, caso ocorra alguma emergência e eles não possam ver, saber onde estão os comandos e como operá-los? Que é necessário 3 dias para se chegar de foguete a lua?

Pois é. Também não sabia.

Uchuu Kyoudai (título em inglês: Space Brothers) conta a história de dois irmãos: Mutta e Hibito. Desde pequeno ambos são fascinados pelo espaço. Adoram ficar olhando as estrelas a olho nu ou com seus telescópios. No ano de 2006, ainda crianças, observam algo que se assemelha a um disco voador. Empolgados e intrigados com a descoberta, ambos fazem uma promessa: "seremos astronautas quando crescermos".


O tempo passa. Estamos em 2025. Hibito, o irmão mais novo (o loirinho), consegue realizar seu sonho de se tornar astronauta, é empregado pela NASA e será o primeiro japonês a pisar na lua. Já Mutta... este foi demitido de seu emprego numa loja de automóveis e teve que voltar a morar com seus pais. Decepcionado por não ter se tornado um exemplo para seu irmão mais jovem, Mutta fica sem saber o que fazer. Ainda é tarde para correr atrás dos sonhos de infância?


Querendo encorajá-lo, seus pais enviam seu currículo para a JAXA, a agência espacial japonesa. Mutta é chamado para uma entrevista e a partir daí as coisas talvez comecem a mudar...

Uchuu Kyoudai estreou em Abril desse ano. Ainda sem previsão para o termino, posso dizer que é uma das séries mais bem feitas que já vi, tanto em relação ao enredo, como na animação. A série mescla situações de comédias (a maioria proveniente de Mutta) com o drama de conseguir superar seu irmão mais novo. Não há intenções egoístas por parte de Mutta quando descrevo isso. Ele quer ser apenas um exemplo no qual seu irmão possa se espelhar, assim como acontecia na infância.


O anime mostra MUITAS curiosidades para quem se interessa quanto as coisas relativas ao espaço. Aquelas perguntas que fiz no inicio são apenas as que consegui lembrar enquanto escrevia. Há muito mais aspectos interessantes, principalmente em relação a química e física espacial (gravidade, força G, etc).

Aparentemente a série é bem fiel no tocante aos testes e exames pelos quais os personagens devem passar até se tornarem astronautas. O processo de seleção é bastante rigoroso, envolvendo entrevistas, exames médicos, testes cardíacos, de força, de intelecto. O nível dos candidatos é altíssimo. Apesar de parecer bobalhão, Mutta não é idiota ou burro, mas será que irá conseguir superar seus concorrentes? (atualmente estou no episódio 10 da série e Mutta ainda está na terceira etapa na JAXA! Alguns adversários já foram eliminados no decorrer do desenho).


Outro ponto bastante interessante vai além do aspecto técnico da seleção. O anime também mostra a visão pessoal de alguns dos astronautas (além de Mutta) e suas angustias. Por exemplo: o objetivo de um deles é ir a Marte, mas caso consiga, teria que abdicar de ver o crescimento de sua filhinha pequena por mais de dois anos e meio. Como seria para a filha crescer sem um pai? Essa visão altruísta dos personagens intensifica a carga dramática da série.


Recomendo muito começa a assistir Uchuu Kyoudai. Não tem magia, feitiçaria, golpes especiais, não se passa num futuro distópico, não há viagens no tempo, shinigamis, ninjas ou piratas. Então se você tem preconceito contra desenhos animados por eles mostrarem coisas "irreais", deixe ele de lado para assistir a série. É apenas um anime realista contando a história de dois irmãos que desejam realizar seus sonhos. Um já está na metade do caminho. E o outro?

Estou baixando a série pelo fansub MDAN. Eles oferecem os arquivos legendados via torrent e em http (Obrigado Anônimo que comentou). Há outro fansub, o Punch, que também traduz e oferece os arquivos via links em http.

Espero que a série dure mais do que o habitual (uma temporada de anime completa tem 26 episódios) e que a única ficção seja a chegada de um dos dois irmãos a Marte. Ficção porque é viagem tripulada, viu? Sei que têm vários robôs por lá.

Se quiser ver mais imagens da série, clique aqui.

Comentários

  1. Ei, cara, legal esse post. Muito bom esse anime.
    Eu também baixo Uchuu Kyoudai da MDAN.
    Só que eu pego por http.
    Acho que tem que corrigir isso no post porque eles estão distribuindo também por link direto agora. 1 ou 2 horas depois de lançar por torrent. É só ver lá no site deles.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)