Que pena tu boda

Continuação do filme chileno "Que pena tu vida", que por algum motivo obscuro não fiz a resenha por aqui.


No filme anterior (ver paragrafo acima), a temática da história envolvia amizade: um casal de amigos que, no fim, percebia que gostavam um do outro. Tudo isso envolvendo muitas referências a internet (facebook, youtube, twitter, etc).

Em "que pena tu boda", esse casal está namorando já há algum tempo. O tema da vez é casamento. Só que Javier, o homem, não acredita em relacionamentos duradouros. Não acredita na monogamia. E não é por não gostar da namorada, apenas acha impossível não se interessar por outras pessoas ao longo da vida.


A história vai mostrando esses temas. De que a mulher, Ângela, é DOIDA por casar. Que casamento é a cereja no bolo da felicidade conjugal. Não é bem assim, né? Em dado momento da história, logo no início, Ângela acredita estar gravida. Javier pede-a em casamento e o debate continua: ele está querendo casar por AMOR ou pela gravidez?


Outro ponto interessante é a discussão sobre o ideal tradicional de família. Que tem que casar na igreja, que tem que ficar junto até o fim, custe o que custar, etc. Há uma cena muito interessante que mostra a preocupação da mãe de Ângela por Javier querer se casar apenas no civil. Ela tem medo de que o neto, após sua morte, vá para o LIMBO, afinal não iria ser batizado.


A produção tem essa LINGUAGEM JOVEM (aparentemente só jovens usam a internet, né? NÃO), então o filme usa e abusa dessas redes sociais mais famosas para criar situações: os créditos iniciais igual ao Facebook, a troca de mensagens via Twitter, o desejo de adotar crianças porque BRAD e ANGELINA também o fazem, as camisas de Javier com diversas #hashtags, uma sextape caindo em sites pornográficos, as redes sociais como locais denunciadores de TRAIÇÕES, o encerramento no estilo da timeline do Twitter. É bastante detalhista essas menções.


Apesar de todas essas reflexões, não se deixe enganar: a história é uma COMÉDIA. Prometo BASTANTE risadas. Caso vá assisti-lo, recomendo também que veja a parte anterior "Que pena tu vida". Vale a pena.

No fim, a lição que fica é que alguns conflitos só são resolvidas DANDO TEMPO AO TEMPO. Tempo este necessário para que as pessoas reflitam suas atitudes e possam amadurecer. Ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)