Como acessar seus favoritos de qualquer lugar do mundo (com internet)


Temos hoje muitos meios de acessar a internet: o computador pessoal, notebook, netbook, celular, tablets, lan house, etc. Acontecia muito (COMIGO) de querer visualizar meus favoritos em outros aparelhos, mas era impossível, né? Estavam todos salvos no navegador do meu PC. Então eu tinha que forçar minha memória, mas no fim das contas só conseguia lembrar de uma duzia de sites e nada mais. Então eu "descobri" o Google Reader. É o leitor de feeds RSS do Google. Com ele eu posso acessar meus favoritos apenas logando na minha conta do Google. Ficou tudo mais simples: não corro mais o risco de perder meus favoritos por algum problema no PC e ainda tenho acesso a eles de qualquer lugar (com internet).

Mas e aí, como faz?

Para esse TUTORIAL funcionar com a mesma eficácia que ocorre comigo, é necessário preencher alguns requisitos:

1. Possuir uma conta do Google (Google Account) ou um email do Gmail (ex.: abcde@gmail.com);
2. Utilizar o navegador Google Chrome (talvez funcione em outros, como o Firefox, mas fiz esse pensando no Chrome, que é o que utilizo);
3. A Extensão Inscrição no RSS (do Google) (por isso o Chrome).

A coisa funciona da seguinte maneira: após a instalação da "Inscrição no RSS", o Google Chrome ativará um ícone na barra do navegador indicando quais sites dão a possibilidade de se inscrever no feeds RSS. Ao clicar no ícone, a opção de inscrever-se será mostrada. Então é só clicar e pronto. Você será redirecionado ao site do Google Reader (por isso a conta do Gmail/Google), onde poderá organizar seus favoritos em categorias.

Com imagens fica mais fácil, né? Vamos lá, passo-a-passo.

1. Faça o login em algum dos produtos Google (Gmail, Reader, Plus, Docs, etc). Esse passo é essência para associar os sites inscritos posteriormente na sua conta do Google.

2. Após instalar a Extensão Inscrição no RSS (do Google) no Chrome, o ícone do mesmo aparecerá na barra de navegação.


3. Na imagem acima estou usando o próprio Dias Comuns como exemplo. Ao clicar no ícone aparecerá as opções de se inscrever no Atom ou no RSS. Dá na mesma (pelo menos aqui). Na dúvida, escolha RSS. Nos sites que não aparecem o ícone, talvez o mesmo não possua RSS ou o ícone do mesmo esteja na página. Boa busca. (O uso da Extensão Inscrição no RSS (do Google) é justamente para NÃO BUSCAR, mas alguns sites antigos são indetectáveis pelo plugin... fazer o que, né?)


4. Ao ter clicado em "Dias Comuns - RSS" da imagem anterior, seu navegador redirecionará para a página do Google Reader. Uma imagem como a seguinte aparecerá. Clique em "Inscrever-se" e pronto. 


5. Faça isso com todos os favoritos armazenados no seu navegador. Fácil né?

MAIS UMA DICA DE GRAÇA:

Outra extensão que uso bastante é a TPGoogleReader. Ela serve para "avisar" quando algum site foi atualizado e dá a possibilidade de abri-lo automaticamente. Fica perfeitamente incorporada ao Google Reader (como o próprio nome diz). A imagem abaixo está dividida nas categorias em que separei os meus favoritos no Google Reader.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)