Renomeando/Convertendo várias extensões de formatos de arquivos ao mesmo tempo


Dia desses eu comprei um iPad. É o 1. Usado. Nem câmera tem. Tô plenamente satisfeito com o mesmo, pois estou fazendo o que queria: me focando na leitura. Sites, blogs, livros, quadrinhos, material da universidade... até vídeos no YouTube eu tenho paciência para assistir! Além de vídeos educativos (duplo sentido FTW).

Só que tive uns problemas. Porque eu tinha muitos arquivos de HQs e Mangás em formato .jpg e o aplicativo de leitura que uso, o ComicBookLover, não consegue lê-los. Tive que migrar para o formato .cbr.

O formato .cbr, Comic Book Resources, é uma maneiras simples de se armazenar imagens em um só arquivo. Imagine que você tenha várias imagens: 01.jpg, 02.jpg, 03.jpg. É como usar o Winzip ou o Winrar: você consegue juntar todas as imagens num só arquivo. Ok, mas como faço isso?


1. Certifique-se de ter instalado o Winrar;
2. Selecione todos os arquivos de imagens que vão ser armazenados. Exemplo: o capítulo da semana de Naruto ou o mensal de The Walking Dead;
3. Botão direito sobre as imagens;
4. Adicionar para o arquivo...;
5. Mude o final da extensão de .rar para .cbr

Simples, né? Mas esse não era meu problema.

O problema era que eu tinha em torno de 50 capítulos de cada revista que eu lia. Ficar "zipando" (armazenando) e renomeando dava trabalho demais. O que fiz? Pesquisei uma maneira de renomear múltiplos arquivos ao mesmo tempo. Não precisaria mais ficar renomeando .rar para .cbr. (infelizmente ainda teria que "zipar" o conjunto de imagens, mas facilitei a renomeação da extensão).


A solução: após ter armazenado todas as imagens, dividindo-as por capítulos, faça o seguinte:

1. Abra o bloco de notas (notepad);
2. Escreva nele: RENAME *.rar *.cbr;
3. Salve o arquivo com a extensão .bat. Exemplo: rename.bat;
4. Bote o novo arquivo (rename.bat) na mesma pasta com todos os capítulos "zipados" em .rar;
5. Dê um duplo clique em rename.bat;
6. Veja a mágica acontecer!

Essa dica é bastante útil para toda eventualidade em que você precisa renomear múltiplos arquivos ao mesmo tempo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)