Durarara!!



Durarara!! é a história de três amigos (Kida, Mikado e Ahri), onde vamos descobrindo aos poucos o passado de cada um e o inicio de seu relacionamento; Durarara também é a história da lenda urbana do motoqueiro sem cabeça; Além disso, é a história de Shizuo, o homem mais forte da cidade; Sem falar que também é a história de Shinra, um médico clandestino. Ah, não podemos esquecer da abertura!

Numa abertura que nomeia 14 personagens principais, com uma música animada... epa, onde já vi isso? Não pode ser coincidência. Não é. O autor de Baccano!, também é o mesmo autor de Durarara!!. Repare que se você já assistiu Baccano!, então a mesma forma de contar a história está presente em Durarara!!. Flashbacks, idas-e-vindas, muito pouco de ordem cronológica.


Assim como Baccano!, o que chama atenção em Durarara!! são os mistérios sendo apresentados e resolvidos. Particularmente achei Durarara!! superior, porque no fim, NO FIM MESMO, a história possui um desfecho e todas aquelas tramas iniciais tinham sentido. Em Baccano! não aconteceu esse "gran finale", mas vários pequenos finais que, sim, foram legais, mas não deram a mim aquela sensação de conclusão.

Ponto alto da história são as reflexões. As introspecções que os personagens fazem, se questionando sobre a vida, relacionamentos, amizades, dor, motivações, certo e errado, são coisas que nos fazem pensar. Repare nos diálogos dos personagens quando assistir!


A trilha sonora que marca cada episódio dita bem o ritmo da história. Ora músicas felizes e empolgantes, ora músicas sombrias e misteriosas.


Os paragrafos a seguiter contem spoilers. O primeiro é um bem pequeno, dizendo QUEM SÃO os Dólares, mas não quem os criou. A segunda parte dos spoilers são, na verdade, meus comentários e perguntas acerca  do anime. Se você já assistiu, vale a pena ler! Mas se não quiser ler, pule para o </SPOILER> no texto (é onde termina o spoiler).

A sacada mais legal de Durarara!! são os Dólares  Como não relacioná-los com os Anonymous da vida real, o grupo da internet que organiza e realiza várias ações no mundo virtual e real?

E quem são os Dólares? No episódio 11 vemos que quase todo mundo são os Dólares  Os Dólares não tem regras ou limitações. São invisíveis. São qualquer um e ao mesmo tempo não são ninguém. Não há estrutura hierárquica.

Os Dólares  assim como qualquer organização sem liderança (existe isso?), tem pessoas motivadas a fazer o bem, bem como possui suas maçãs podres. Quando o líder dos Dólares começa a ver o maleficio que seu grupo está realizando, dá uma sugestão: "vamos mudar a opinião pública sobre esses que fazem ações ruins entitulando-se Dólares  vamos fazer coisas boas". E no dia seguinte, muros pichados estão limpos, o lixo das ruas está recolhido... pequenas ações que fazem a diferença.


O mais importante é isso. Perceber esse sentimento de "pertencimento coletivo" do qual as pessoas que fazem parte dos Dólares tem. Essa capacidade de agir e mudar somente por pertencer a um grupo. E ver que é possível fazer um grupo virtual repercutir no mundo real.

O PULO DO GATO é que quase ninguém se afirma como um dos Dólares. Ou seja, eu ou você podemos fazer parte do grupo, mas não sequer sabemos disso. É aquela coisa de sociedade secreta, sabe? De exclusividade mesmo. Se alguém saísse berrando na internet "somos todos humanos, vamos fazer alguma boa ação", provavelmente quase ninguém se levantaria para ajudar com o mesmo afinco do que se pertencesse a um grupo mais seleto.


</FIM DO SPOILER SOBRE OS DÓLARES><INICIO DOS COMENTÁRIOS SOBRE O "FINAL" DO ANIME>

O grande problema, pra mim, foi o arco final. A briga entre os Lenços Amarelos e os Doláres. Faltou uma motivação decente para criar o pânico. Os Lenços justificavam que os Doláres os tinham provocado. Isso NUNCA aconteceu. Um argumento totalmente furado. Os Lenços são apenas uma gangue mequetrefe cheia de valentões e só. Não possuem dinheiro, não tem armas ou sequer influência sobre políticos/governo. Só querem criar o caos por criar. O autor bem que poderia ter caprichado em dar uma motivação mais concreta.

Ficamos também sem saber quem é Izaya. Sim, é um semeador da discórdia, mas é humano? E a figura misteriosa de Simon? É somente um vendedor de sushis? Tenho essa hipotese de que Izaya seria uma espécie de demônio que provoca intrigas nos habitantes de Ikebukuro. Simon seria alguma outra criatura que é responsável por guardar a ordem da cidade, mas sem interferir diretamente. Por isso que o único que conseguiu atacar e ferir Izaya foi Simon, no último episódio.

E para onde foi a cabeça de Selty? (na primeira abertura está grafado Selty e na segunda Celty, por que?)

</PODE CONTINUAR A LER DAQUI>

Entendi a história de Durarara!! como dividida em diversos arcos. De inicio temos o arco do motoqueiro sem cabeça, depois o do homem mais forte da cidade, do retalhador, dos lenços amarelos... sabe quando uma história poderia prosseguir por tempo indeterminado contando outras pequenas histórias? Isso seria perfeitamente possível em Durarara!!. E sem cansar o espectador!

Durarara!!, por enquanto, merece uma nota 8. Faltou MUITA coisa ser explicada sobre certos personagens, mas é que, segundo LESNYAK, a história do anime foi corresponde a apenas três volumes da LIGHT NOVEL. Tendo em vista que a publicação já passou dos 10 volumes, aquele sonho da série continuar por um bom tempo se mantem vivo!

Tomara que a segunda temporada saia logo. A primeira é possível baixar no MDAN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)