LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p.1-54.

Jacques Le Goff nos situa dentro do século XII, onde a urbanização e a cristandade latina estão no auge, lideradas pela França. As cidades se desenvolvem dentro de suas muralhas iniciais e seu desenvolvimento é marcado pelo equilíbrio entre as classes da nobreza, burguesia e as classes trabalhadora urbana e rural.
Esta revolução urbana acontece mais de forma quantitativa do que estrutural. Tanto o número de habitantes quanto o de cidades crescem exponencialmente. A forma de constatar este aumento se dá pelos documentos fiscais provindos das cidades e “do aumento do perímetro das muralhas, o aparecimento de burgos e subúrbios, a multiplicação das paróquias, dos conventos e das casas” . O objetivo inicial era “formar uma comunidade capaz de fazer frente aos senhores” .
Este crescimento urbano teve diversas fases, tanto de aceleração quanto desaceleração. São citadas no texto diversas cidades, em sua maioria surgida na idade media, a forma como elas conseguiram se expandir (através da construção de muralhas, moinhos, loteamentos, etc) e quem foram seus benfeitores (pessoas do clero e da nobreza).
Enquanto o século XII é marcado pelas sauvetés (“aldeolas francas criadas durante o feudalismo, por iniciativa dos mosteiros, para servir de refúgio e proceder ao arroteamento” ), o século XIII é responsável pelo fenômeno das bastides (cidades fortificadas). A explicação para este fenômeno parte de Charles Higounet; ele nos diz que trata-se de uma forma de ocupação do solo e agrupamento da população, constituindo como burgos rurais do que cidades em si.
Além das cidades fortificadas, tem-se inicio também no século XIII o recenseamento, surgimento dos nomes próprios, nomes de famílias, nomes de ruas .
As muralhas foram também construídas por motivos militares após a guerra dos cem anos, mas, alem disso, talvez tenha sido o ponto de tomada da consciência urbana. Apesar disso, nem todas as cidades foram cercadas por muros.
A questão das muralhas e a guerra eram evidentes. A primeira coisa a ser feita ao tomar/tentar tomar uma cidade era destruir suas muralhas, “sinal insolente do espírito de resistência” .

As cidades francesas são divididas em três grupos: as que são oriundas da época romana, as que surgiram a partir de um castelo ou mosteiro e as já citadas cidades fortificadas (bastides). Esta última era composta por três elementos: as muralhas, igrejas e praças. “A Igreja é a primeira a se fazer presente na cidade ”. Outros locais importantes das cidades medievais são os mercados, ruas, castelo senhorial, tribunais, bordeis, estabelecimentos especializados, oficinas, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)