Initial D

Initial D é uma série de mangá/anime que mostra disputas automobilísticas (conhecido aqui como "racha") em áreas não urbanas, principalmente montanhosas. Para você entender melhor, é como se fosse uma versão de "Velozes e Furiosos" situadas no Japão, com corridas de subida e descida em vários locais e personagens bem mais trabalhados.

Cronologicamente, a série de Initial D está dividida assim:

- 1st stage (26 episódios)
- 2st stage (13 episódios)
- Extra stage (Ova com as 2 garotas da equipe Deep Blue)
- 3st stage (Filme)
- Battle stage (continuação pequena do filme)
- 4st stage (24 episódios)
- 5st stage (Em especulação)

Vamos à história: Takumi Fujiwara é um tímido estudante cujo pai, Bunta, possui uma loja de tofus. Todas as madrugadas, Takumi deve entregar um pacote de tofus a um cliente misterioso, no alto das montanhas Akina, usando o Toyota AE86 Trueno de seu pai. Estas montanhas são o cenário de corridas de rua noturnas envolvendo famosos times como Red Suns (dos lendários irmãos Ryousuke e Keisuke Takahashi) e Night Kids. Após uma destas corridas, Keisuke é acossado por um antigo Toyota AE86 Trueno (hehehe...), e mesmo contando com um potente Mazda RX7-FD, sofre uma derrota fragorosa. A partir daí, o mito em torno do misterioso Trueno se espalha entre as equipes, todas querendo ver o que havia de tão especial com este carro e seu piloto.
O sucesso de Takumi nas corridas pode ser explicado assim:

Em uma corrida numa Montanha, potência não é o mais importante. Equilíbrio, habilidade e coragem são fatores determinantes para a vitória. Corridas na Touge são divididas em dois tipos: Dowhill e Hillclimb (Uphill). As corridas Hillclimb (subindo a montanha) depende mais da potência do carro e da capacidade do piloto para controlar a aceleração. As corridas Downhill (descendo a montanha) depende das técnicas de frenagem e controle do carro, necessitando menos potência vinda do carro.
Um dos aspectos interessantes do anime são as explicações sobre as manobras, carros e circuitos envolvidos. Drift é a manobra mais utilizada durante a série:
Drift ou drifting é uma técnica de direção de carros que consiste em deslizar nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta a curva (se o carro vira para a direita então a roda deve estar a esquerda, e vice versa), controlando o nível de derrapagem com o freio de mão, fazendo o carro literalmente andar de lado.
As músicas tocadas durante as "batalhas" são todas no estilo Eurobeat.


Takumi Fujiwaras

Comentários

  1. Oi, gostei muito do seu blog!
    Está de parabéns, eu tenho a coleção completa desse anime na minha casa e realmente é demais!
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)