A TV CRUJ do Disney Club e a Pirataria atual



"Eles faziam suas transmissões piratas do sótão abandonado da casa vizinha de Juca e Guelé. Como os pais dos dois estavam fora a maior parte do tempo, a casa ficava liberada para as aventuras que ultrapassam os limites do comitê. Para que não fossem identificados, todos usavam disfarces e um codinome."

Podemos traçar um paralelo entre este programa exibido pelo SBT na década passada com a atual pirataria via internet? Claro!

O mais óbvio que podemos traçar (e só vou citar um aspecto, mas que engloba vários outros) foi a influência no âmbito domestico da pirataria. Afinal eles captavam um sinal pirata para transmitir os desenhos – O que acontece hoje? Pessoas baixam séries (seja anime, seja sitcom) através da internet e exibem tanto no âmbito privado como no publico (sessão de animes, por exemplo – ou seja, “é mais uma forma de exibição voluntária e ilegal”).

"O CRUJ mostrava na prática como fazer tudo aquilo que existe no imaginário de quem não trabalha na tv. Havia todo um planejamento, uma organização pra que aquilo fosse posto em prática de maneira eficaz" (Thayse).

Comentários

  1. Que ridiculo falar que a TV Cruj foi uma das responsaveis pela pirataria que hoje domina o Brasil... me ajudae ne...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

Preconceito linguístico - O que é, como se faz

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)