Um pouco de Cultura

O conceito de cultura é muito amplo, não há um consenso sobre seu significado.

A nossa sociedade ocidental é baseada no capitalismo e estamos integrados a esta ordem social. Esta ordem é baseada em três fatores que permitem a manutenção da sociedade: o medo, a culpa e o pecado. Estes três elementos criam uma auto-consciência que faz com que fiquemos retraídos e deixemos de agir em determinadas situações por termos esta consciência de que estamos praticando uma ação errada.

Um exemplo para ilustrar: uma pessoa dirigindo um carro, sem documentos, as três da madrugada, atravessando uma rua deserta, sem nenhuma sinalização. Por estar sem documentos, você sabe que está errado e fica com esse sentimento de culpa, inviabilizando outras ações devido a cultura que foi imposta através dos mecanismos constitucionais.

Outro ponto importante sobre Cultura é a "Circularidade Cultural". Este termo consiste na mescla da cultura popular na erudita e vice-versa. Podemos citar o Orkut como exemplo: de um local restrito, no qual se adentrava apenas por convites, tornou-se um espaço virtual popular quando do desuso de convites para usufruir do espaço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)