Comando Delta (Delta Force)

Eu não sei vocês, mas eu costumo reparar muito no que os filmes mostram. Não me refiro aos peitos da atriz gostosa ou a quantidade de tiros que uma rajada de metralhadora possa dar. Falo de como os filmes espelham um momento pelo qual a sociedade está passando. E eu reparo nesses detalhes.

Recentemente revi um filme da minha TENRA infância protagonizado por um dos astros da época, Chuck Norris. O filme do ano de 1986, Comando Delta, retrata o sequestro de um avião por ÁRABES e o consequente do mesmo por esta força-tarefa chamada Comando Delta (o BOPE deles).

Além do estereótipo dos Árabes, recheado de bombas no filme, temos também NO MESMO AVIÃO SEQUESTRADO, várias minorias, etnias, cores, credos e o escambal: temos o JUDEU idoso com números tatuados no braço mostrando que foi preso em um campo de concentração nazista; um NEGRO em um vôo que só tem brancos (veja o trailer); FUZILEIROS NAVAIS navais impotentes diante da ameaça; uma aeromoça ALEMÃ branquela; um padre representando o CATOLICISMO; uma família PACATA, com uma criancinha; e uma mulher grávida-quase-em-trabalho-de-parto. Deve ter mais algum, mas esqueci.


Repare ai no trailer que o rapaz NARRA como se fosse (e era) uma propaganda ideológica para justificar a supremacia americana! Pelo que chequei na Wikipédia, houve realmente uma missão em Beirute (Libano) que contou com a participação do Delta Force chamada "Operation Round Bottle". Lembrando ainda que no contexto histórico da situação, a guerra fria já estava mais do que gelada, afinal no anterior, em 1985, Gorbachev chegou ao poder na URSS e começou a por em prática a glasnost e a perestroika.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)