Dias Comuns

qualquer coisa aleatória que passa na cabeça

25 de abril de 2011

Comando Delta (Delta Force)

Eu não sei vocês, mas eu costumo reparar muito no que os filmes mostram. Não me refiro aos peitos da atriz gostosa ou a quantidade de tiros que uma rajada de metralhadora possa dar. Falo de como os filmes espelham um momento pelo qual a sociedade está passando. E eu reparo nesses detalhes.

Recentemente revi um filme da minha TENRA infância protagonizado por um dos astros da época, Chuck Norris. O filme do ano de 1986, Comando Delta, retrata o sequestro de um avião por ÁRABES e o consequente do mesmo por esta força-tarefa chamada Comando Delta (o BOPE deles).

Além do estereótipo dos Árabes, recheado de bombas no filme, temos também NO MESMO AVIÃO SEQUESTRADO, várias minorias, etnias, cores, credos e o escambal: temos o JUDEU idoso com números tatuados no braço mostrando que foi preso em um campo de concentração nazista; um NEGRO em um vôo que só tem brancos (veja o trailer); FUZILEIROS NAVAIS navais impotentes diante da ameaça; uma aeromoça ALEMÃ branquela; um padre representando o CATOLICISMO; uma família PACATA, com uma criancinha; e uma mulher grávida-quase-em-trabalho-de-parto. Deve ter mais algum, mas esqueci.


Repare ai no trailer que o rapaz NARRA como se fosse (e era) uma propaganda ideológica para justificar a supremacia americana! Pelo que chequei na Wikipédia, houve realmente uma missão em Beirute (Libano) que contou com a participação do Delta Force chamada "Operation Round Bottle". Lembrando ainda que no contexto histórico da situação, a guerra fria já estava mais do que gelada, afinal no anterior, em 1985, Gorbachev chegou ao poder na URSS e começou a por em prática a glasnost e a perestroika.
Postar um comentário