E aí rolou uma seleção


Desempregado que estou, terminando meu curso, fui a uma seleção de emprego. Nunca tinha ido em uma tão elaborada, com provas e tudo o mais. Segundo o rapaz do RH, 300 currículos foram enviados e 80 foram selecionados para fazer as provas. Todos atrás de UM salário mínimo.

Enfim, as três provas que eles aplicaram foram deveras INTERESSANTE. Na primeira parte, além de por seus dados, havia duas questões subjetivas: "Fale sobre você" e "Lição de vida". O que se deve escrever nessa hora? "Sou bonito, charmoso, intelectual"? Será que vão me achar ARROGANTE por falar a VERDADE? Não sei. Então eu falei do que eu gosto. Internet, seriados e MEU BLOG. Mas na questão da lição de vida, tive que emocionar: Coca-cola. Os bons são maioria. E isso é uma lição né, afinal juntos podemos vencer QUALQUER OBSTÁCULO. Bonito, né? Deixei até cair uma lágrima no papel para convencer.


Como não se emocionar?

Depois teve a segunda prova, mais burocrática, pedindo que você solicitasse algo para a empresa. algo fictício. Daí o Sr. Fulano de Tal, da divisão de informática, pediu vários engradados de cerveja ao Sr. Beltrano. Justificava dizendo que os atendentes do suporte são desgastados mentalmente pelas perguntas ridículas das pessoas e precisavam se livrar desse STRESS (mas não esqueci dos detalhes técnicos da mensagem: data, local, destinatário, pedidos, quantidade, etc). E, sim, o que me inspirou foi o site Vida de Suporte.


Por fim, a prova de matemática. Eu pensei que ia ser algo difícil, bem elaborado, com perguntas capciosas, pegadinhas, dignas de um CONCURSO PÚBLICO... mas que nada! Era só para saber se você não era um retardado. As perguntas eram mais ou menos assim: "Um carregamento de 200 caixas de MAMÃO PAPAIA era transportado em um trem. Choveu, o veículo descarrilou e caiu em um precipício. Peritos foram ao local e conseguiram recuperar 10% das caixas. Quantas caixas foram recuperadas?" Por favor. Era muito simplista.

Espero que eles gostem das minhas respostas subjetivas para eu ser chamado para próxima fase. Apesar de um certo toque de humor, os requisitos foram preenchidos.

P.S.: Recomendo vocês ouvirem o Repórter Bêbado, edição especial - Como se comportar em uma entrevista de emprego. Dá muitas dicas do que NÃO se deve fazer. E você ainda ri. Clica ai com o botão direito e depois em salvar destino/link como.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais