E Fringe se torna Lost


Fantástico esse 21º episódio da terceira temporada de Fringe, "The Last Sam Weiss".

E, neste especificamente, um alarme tocou na minha cabeça: o velho debate de Razão x Fé promovido em Lost agora está presente mais do que nunca em Fringe.

Se os todos os episódios anteriores mostravam um caso paranormal sendo explicado cientificamente, vimos no S03E20 uma deixa do estava por vir. Walter esquece todas as conclusões racionais e apela para a fé, apela para deus, atrás de um sinal que possa trazer Peter de volta. Neste episódio, S03E21, Walter mostra sua insatisfação com os desígnios divinos num diálogo com Astrid, mas logo volta ao seu pensamento racional quando tem uma idéia para resolver o problema.

Walter: Até pedi a ajuda de Deus. O que Ele respondeu? Nada!
Astrid: Essa é sua desculpa? Por favor. O que você fez, Walter? Deus ajuda aqueles que ajudam a si mesmos.


Walter é o personagem que melhor alia os dois opostos (opostos?), que talvez fosse a mensagem que Lost quisesse passar, mas não conseguiu ser tão clara assim. Em outro momento do episódio, quando Olivia tenta praticar sua telecines, eles conversam e:

Walter: Essas habilidades estão dentro de você, Olivia. Você só precisa buscá-las.
Olivia: Walter, eu não sei como... Eu nunca soube.
Walter: Sei como é se sentir desigual à tarefa exigida de você. Se sentir incapaz. Nunca serei o homem que já fui... mas consegui aceitar as partes da minha mente que são peculiares e quebradas. Agora eu entendo que é isso que torna a minha mente especial. Queria que pudesse se ver do jeito que eu vejo você. Você não tem ideia de como é extraordinária. Se puder aceitar que não existem limites para o que você pode fazer...
Olivia: Sei que você quer acreditar em mim... e eu quero acreditar em mim... mas acreditar não torna nada real.
Walter: É só tentar.

Acreditar. Uma das imagens finais do episódio mostra a camera focando em Peter e...


Como não lembrar de Jack, né?

Leio por ai sobre a existência de um suposto terceiro universo. Quem sabe? Segundo o Série Maniacos"nossa única evidência - o logo da Fringe Division – tem o design do Lado B, mas as cores estão diferentes nas letras, que já não são vermelhas, mas pretas." E o Glyph Code desse episódio é Multi. Vários. Se for isso... BOOM. Muita informação para absorver. Espero que o pessoal não se perca, porque pra mim Lost foi uma catástrofe por isso (e principalmente por deixar muitas perguntas sem respostas).

Por alguma razão eu tenho a teoria de que um Peternaltivo tomou conta de Peter (isso justificaria achar que Walter era o secretário de defesa). Na minha cabeça esse suposto Peternaltivo poderia ser a) a consciência do Peter morto quando criança b) um Peter de OUTRO universo.

P.S.: Se você não entende porque falei de Lost, saiba que Fringe tem o mesmo criador de Lost, J.J. Abrams.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais