Tubarão (Jaws)

Acabei de rever Tubarão. Acho que a única vez que assisti foi quando era pequeno, por volta dos 7 ou 10 anos, sei lá. Lembro de ter sentido medo e tomado vários sustos. A musiquinha instrumental de John Williams favoreceu muito.

Então resolvi rever. Se você ainda não viu... bem, deveria. É um clássico da história do cinema. Foi o campeão das bilheterias da época (1975) e tornou o nome do seu diretor, STEVEN SPIELBERG, conhecido.


Amity é o nome de uma ilhazinha que tem como ponto forte o turismo. Perto do feriado da independência americana, 4 de julho, vários turistas vão em direção ao local, mas um suposto ataque de tubarão deixa a população temerosa.

Brody, o xerife, é responsável por evitar o pânico. Ele deseja que o prefeito, Vaughn, contrate alguém para matar o animal. Só que Vaughn não tá muito a fim de desgastar o potencial turístico do local com um SUPOSTO ataque de tubarão. Brody então resolve se comunicar com um oceanógrafo, Hooper, para auxiliá-lo.


Após outro ataque, os pescadores da cidade se reúnem e vão a caça. E conseguem pegar um animal. Hooper faz a AUTOPSIA do mesmo, mas suas anotações não batem com a descrição com o animal capturado. Ele ainda está por aí e pronto para atacar! Brody e Hooper se juntam a um pescador, Quint, para tentar acabar com o tubarão de uma vez por todas.

Há aquele conflito entre a teoria (Hooper) e a prática (Quint). Um tem todo o conhecimento sobre tubarões, enquanto o outro detém a MALICIA de capturar o MONSTRO. No geral, Quint e Hooper entram em equilíbrio e um passa a respeitar o outro durante a caça.


Em suma: o filme ainda dá sustos. Só que aquela ação ininterrupta que eu pensava ter visto quando pequeno não existe. Foi tudo criação da minha mente. O filme é muito longo, quase 2 horas, sendo a última hora dedicada as idas e vindas na caça do bicho.

Rever o filme despertou uma ideia: SERÁ QUE O TUBARÃO ERA UMA EXPERIÊNCIA ALIENÍGENA? Em duas cenas reparei em um objeto deixando um rastro vermelho no céu. SERÁ? SERÁ? Igor disse que também poderia ser o Cometa Vermelho (Red Comet) do seriado Game of Thrones. QUEM SABE?

Clique na imagem para ampliar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais