Como transferir arquivos do iPad/iPhone/iPod para o computador (PC) sem DESTRUIR sua biblioteca (ou seja: fazer backup diretamente de aparelhos Apple usando o SynciOS)

Recentemente formatei meu computador para instalar a nova versão do JANELAS. Saí do Windows 7 para o Windows 8. Backup é para os fracos, gosto de instalar um sistema do zero. Só que rolou um problema.

Devido a formatação, perdi a pasta de Backup do iTunes (tenho o iPad 1). Isso ocasionou um contratempo: estava IMPEDIDO de sincronizar os arquivos que, por ventura, viesse adicionar ao IBOOKS, pois a mensagem abaixo aparecia e eu, CLARAMENTE, não queria perder todos os meus pdfs (uso o aparelho quase que exclusivamente para leitura, então eram mais de 500 livros).


Toda vez que eu tentava adicionar um novo livro acontecia o MEDO DE FAZER BOSTA (LOPES, Thayse). Resolvi então perguntar aos meus amigos que tem intimidade com a MAÇÃ ([IceManX], tweek, evilskaTeR, Afonso). Nenhum tinha passado por esse PERRENGUE, pois todos eram precavidos e faziam seus backups religiosamente. O único que me deu uma DICA QUENTE foi Seven. Falou para eu baixar o I-FunBox. Com este programa eu poderia acessar os arquivos do meu iPad, copiá-los para o computador e ligar o F***-SE sem medo de ser feliz.

Só que havia um problema. O programa que ele recomendou deixava os arquivos com os seguintes nomes: ashguhasdughdsa.pdf; 8937fjdhtgjkewh.pdf; 84894#$389.pdf; etc etc. Eu teria que corrigir manualmente UM POR UM, abrir cada PDF, descobrir qual era o livro e qual era o autor, renomear... se fossem uma dezena de livros, tudo bem, mas eram mais de cinco centenas. Não dá, né?

Passei uma madrugada pesquisando e instalando (sem exagero) uma duzia de programas que prometiam acessar o aparelho e exportar os arquivos para o computador. O problema era que essa exportação era LIMITADA. Alguns exportavam só 5 arquivos, outros 10, o máximo foi 15... para continuar a fazê-lo, era necessário pagar. E não havia cracks/keygen/serial number para os mesmos.

EIS QUE ENCONTREI A SOLUÇÃO DOS MEUS (e seus, afinal você está lendo isso) PROBLEMAS: SynciOs. O programa é perfeito: é GRÁTIS, não tem limite de arquivos para exportar e, principalmente, MANTÊM OS NOMES ORIGINAIS dos arquivos. Nada de renomear um por um.


Como fazer então? Essa é a parte boa (e fácil):

1. Baixe o programa;
2. Instale-o;
3. Abra-o;
4. Plugue seu iPad/iPhone/iPod/iQualquercoisa;
5. No MEU caso, vá a seção EBOOK, selecione todos os livros e clique em EXPORT.
6. Espere o computador fazer o resto.
7. Fim.

Espero que isso seja útil para você tanto quanto foi para eu.

P.S: Meu próximo tablet não há de ser um Apple.
P.S.2: Um vídeo, pra quem é mais chegado em AUDIOVISUAL.

 

Comentários

  1. sua descoberta é excelente mas o SyncIOS só roda em Windows, você sabe se existe alguma coisa semelhante para Mac ? tenho vários livros e docs pdf no IBooks do meu IPad e preciso transferir para o Mac, obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)

Solubilidade dos Sais