Gustav Gun

É sempre curioso o que o entretenimento pode te ensinar. Dia desses tava assistindo Breaking Bad e numa das conversas de entre Walter e Jesse, o professor de química comentou sobre uma combinação química que destruiria facilmente um armamento chamado Gustav Gun.


Mal terminou o episódio e GOOGLEI mais a respeito. Já sabia que era uma espécie de canhão e que tinha dimensões colossais, mas minha imaginação não deu conta da realidade. A Wikipédia, esta rica fonte de conhecimentos da humanidade, diz que:
Schwerer Gustav e Dora são os nomes pelos quais ficaram conhecidos os canhões ferroviários 80 cm K (E) alemães. Os canhões foram desenvolvidos no final dos anos 30 pela Krupp, com o objetivo de destruir alvos fortificados. Pesavam cerca de 1344 toneladas, e podiam disparar projéteis de até 7 toneladas a uma distância superior a 37 km.


OLHA O TAMANHO DESSA COISA! Parece vinda de algum filme futurista!


Em combate, o canhão era montado num chassis especial, apoiado por dois vagões-plataforma em dois pares de trilhos pesando no total 1350 toneladas e era movido por duas locomotivas a diesel DB Baureihe V 188. Podia arremessar dois tipos de projétil: uma granada de alto explosivo de 4,8 toneladas que viajava a 820 m/s e com um alcance de 48 Km e uma granada anticoncreto de 7 toneladas que podia atingir um alvo a 38 Km de distância em menos de um minuto.
38km de DISTÂNCIA! Em menos de um minuto!! Pra você ter uma ideia, a distância entre Natal e Ceará-Mirim, em linha reta, é de 29km! De São Paulo ao litoral, Santos, são 55km; de Recife a Vitória de Santo Antão são 45km. 

E aí, com Breaking Bad, a gente aprende que termite destruiria ISSO TUDO como se não fosse NADA.

Jesse: Como isso se chama mesmo?
Walter: Termite.
Jesse: E isso cortará uma fechadura? Porque obviamente terá uma grande fechadura.
Walter: Na Segunda Guerra Mundial, os alemães tinham a maior peça de artilharia do mundo, Gustav Gun, e pesava 1000 toneladas.Gustav era capaz de atirar um projétil de 7 toneladas e acertar um alvo com precisão a 37 quilômetros de distância. Quer dizer, pode soltar bombas nele todos os dias por um mês sem ao menos desativá-lo. Mas, se você mandar um comando, um homem, com um saco disto, ele pode atravessar 10 cm de aço maciço e destruir aquela arma para sempre. Então, sim. Acho que irá arrombar qualquer fechadura que encontrarmos.

Comentários

  1. cara, vim deste episódio procurando a história desse canhão e se tinha alguma coisa escrita sobre esse homem que destruiu o canhão.
    mto foda :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)