As coisas que você vê quando desacelera

 “Quando chegou a hora de escolher as telhas, eu via telhas em todo lugar que ia. Reparava no material de que eram feitas, na espessura, no formato. E então, quando foi a vez do piso, tudo que eu enxergava eram tipos de piso. Eu naturalmente prestava atenção na cor, no tipo de madeira, no padrão e na durabilidade dos pisos que via por aí. E de repente me dei conta: quando olhamos para o mundo exterior, estamos enxergando apenas a pequena parte dele que nos interessa. O mundo que vemos não é o Universo inteiro, mas uma parte limitada com a qual a mente se importa. No entanto, para a nossa mente, essa pequena parte do mundo é o Universo inteiro. Nossa realidade não é o Cosmos, que se expande infinitamente, mas a pequena parte dele em que resolvemos concentrar nossa atenção. A realidade existe porque a nossa mente existe. Sem a mente não haveria Universo.” 


“A vida é como o teatro. Você recebe um papel. Se não gostar dele, saiba que tem o poder de representar o papel que quiser”  


"Se eu tivesse que resumir a vida da maioria das pessoas em poucas palavras, diria: resistência interminável em relação ao que se é. Ao resistir, estamos em constante movimento, tentando nos ajustar, e mesmo assim continuamos infelizes em relação ao que somos. Se eu tivesse que resumir a vida de uma pessoa iluminada em poucas palavras, diria: completa aceitação do que se é. Ao aceitarmos aquilo que somos, nossa mente fica relaxada e serena enquanto o mundo se transforma depressa ao nosso redor.”  : 


"Quando tiver que tomar uma decisão, tente avaliar quantas pessoas se beneficiarão da sua ação. Se ela satisfizer apenas seu ego e magoar os outros sem necessidade, a decisão é errada.”  


"Criticar é fácil. Mas quando o crítico tenta se encarregar das coisas, logo entende que nada é tão fácil quanto fazer críticas. Criticar sem apresentar solução só serve para inflar o ego do crítico.”  


“Tentar convencer alguém a adotar nosso ponto de vista é obra de nosso ego. E mesmo que no fim estejamos certos, o ego nunca estará satisfeito, e irá buscar uma nova discussão para se meter.”  


“Se quiser se comunicar de forma efetiva com os outros, é melhor descrever o que está sentindo do que partir para a ofensiva. Por exemplo, diga: “Estou muito triste de ouvir isso” e não: “Por que você sempre me deixa triste?” Você quer que as pessoas o escutem, não que tenham que se defender de você.”  


“Quando ficar decepcionado, não espere muito para dizer algo. Quando guarda os sentimentos para si, o rio da emoção se avoluma, tornando mais difícil atravessá-lo e falar com calma.”  


"Papel enrolado em incenso tem cheiro de incenso, um fio de amarrar peixes tem cheiro de peixe.” Quer gostemos disso ou não, somos naturalmente influenciados pelo ambiente. Pergunte-se: “Eu quero seguir o exemplo de quem? Essa pessoa está próxima fisicamente ou mentalmente?”  


“De acordo com o sábio confuciano Chŏng Yag-yong (1762–1836): “A melhor forma de esconder sua riqueza é distribuí-la. Se você for generoso com a sua riqueza, o dinheiro que mais cedo ou mais tarde teria desaparecido se tornará uma joia eterna, profundamente marcada no coração de quem a recebeu.”  


“Em seus relacionamentos, presuma que você vai dar mais que receber. Nós nos lembramos muito bem do que fizemos pelos outros, mas nos esquecemos com facilidade do que fizeram por nós.” 


“O defeito que você percebe imediatamente em alguém que acabou de conhecer deve estar em você também. Se não estivesse, você não o teria percebido tão rápido.”  

Gostamos de nos envolver nos assuntos dos outros achando que estamos fazendo isso por eles. Oferecemos ajuda não solicitada e interferimos na vida deles. Retiramos o poder deles e os fazemos sentirem-se incapazes. Isso vem de nosso desejo por controle e reconhecimento. Nada tem a ver com amor.


Se você tentar encontrar um amor que atenda a certos critérios, seu novo amor também poderá fazer certas exigências a você. Livre-se rápido das exigências quando o amor bater à sua porta.


Para determinar quão próximos somos de alguém, basta perguntar: "Posso agir como uma criança na frente dessa pessoa?” Quando amamos alguém, nos sentimos como uma pequena criança em nosso coração.


O amor precisa ser equilibrado.

Se você gosta mais de uma pessoa do que ela de você, dê-lhe tempo e espaço para que ela o alcance. É importante refrear suas emoções quando seus sentimentos não estiverem em equilíbrio com os dela.


O coração é mais lento que a mente. A mente sabe que vocês devem se separar, mas seu coração, não. Isso é porque seus sentimentos estão abrigados bem fundo no seu coração. Um dia, após muitas decepções, seu parceiro dá o golpe final, e a luz enfim se apaga em seu coração.


Às vezes não temos certeza se o que sentimos é amor. Nessas horas, pergunte a si mesmo: "Estou feliz em oferecer mais mesmo após já ter oferecido tanto?”. Se a resposta for “sim” e não houver nenhum arrependimento depois, então isso provavelmente é amor.


Amor significa amar a pessoa do jeito que ela é. Querer que ela seja de determinada forma não é amor, e sim o seu desejo. Não tente aperfeiçoar o outro em nome do amor. Isso é um aprimoramento apenas aos seus olhos, não aos olhos do outro.

Quando for comprar algo que irá durar muito tempo, como uma casa ou um piano, escolha o melhor dentro das suas possibilidades, não algo que sirva apenas por enquanto. Você pode pensar que é bom o suficiente, mas após um tempo vai se arrepender.


Podemos amar nossos familiares e rezar pela felicidade deles. Podemos oferecer conselhos e ajuda quando é necessário. Mas não podemos tomar decisões por eles nem fazê-los agir da forma que queremos. Há muitas coisas na vida que não controlamos. Isso inclui as pessoas mais próximas de nós.


Quando compartilha problemas com seus amigos, você não espera que eles tenham as soluções. Você apenas fica grato por eles estarem ao seu lado, dispostos a ouvi-lo. Se alguém compartilhar problemas com você, não sinta necessidade de ter as soluções. Apenas escute com sinceridade. Isso costuma ser mais útil. 


Se somos rápidos em fazer um favor, as pessoas são rápidas em esquecer a gratidão. Se fazemos um favor impondo várias condições, as pessoas expressam imensa gratidão.


Uma palavra de incentivo, dita com generosidade e esperança, pode mudar o futuro de uma pessoa.


Estabeleça uma meta para a semana. Há uma grande diferença entre ter uma meta e não ter. Uma conquista significativa pode se originar de um único pensamento.


Um líder sábio não forma uma equipe apenas com pessoas que concordam com ele. Ele precisa ter quem discorde dele para poder enxergar os próprios pontos cegos.


Um jóquei não chicoteia um cavalo parado. Um jóquei só chicoteia o cavalo que está correndo. Quando a sua professora lhe der uma advertência, aprenda a aceitá-la com dignidade. Ela está fazendo isso porque se importa. Ela acredita que você pode se sair melhor.

Um líder espiritual é um dedo que aponta para a Lua. Se o dedo tenta se tornar a Lua, isso pode levar a graves erros


Num dia de primavera, quando fiz 30 anos, olhei para a minha mente e percebi três coisas. No momento em que me dei conta delas, soube o que teria que fazer para ser feliz. Em primeiro lugar, as pessoas não estão tão interessadas em mim como sempre pensei. Não consigo lembrar o que minha amiga estava vestindo quando a encontrei na semana passada. Nem como estava sua maquiagem ou seu cabelo. Se eu não consigo lembrar, então por que ela se lembraria desse tipo de coisa em relação a mim? Apesar de pensarmos nos outros de tempos em tempos, é raro que isso aconteça por mais do que pouco minutos. Quando terminamos, nossa mente se volta imediatamente para o que nos interessa. Por que deveríamos passar tantos momentos da vida preocupados com o que os outros pensam de nós? Em segundo lugar, nem todo mundo tem que gostar de mim. Afinal, nem eu gosto de todo mundo. Com certeza existem políticos, colegas de trabalho, clientes e familiares que não conseguimos suportar. Então por que todos deveriam gostar de mim? Não há razão para se atormentar porque alguém não gosta de você. Aceite isso como um fato da vida; não é possível controlar a forma como os outros se sentem em relação a você. Se alguém não gosta de você, deixe que essa pessoa tenha a própria opinião. Apenas siga em frente. Em terceiro lugar, se formos brutalmente honestos, a maior parte do que fazemos é para nós mesmos. Rezamos pelo bem-estar da nossa família porque precisamos tê-la por perto. Derramamos lágrimas pela morte de nosso parceiro por causa da solidão iminente. Fazemos sacrifícios pelos nossos filhos na esperança de que eles cresçam como queremos. A menos que nos tornemos iluminados como Buda ou Jesus, é difícil abandonar nossa preocupação com nós mesmos, tão profundamente enraizada. Pare de se preocupar com o que os outros pensam e faça apenas o que o seu coração deseja. Não ocupe sua mente se perguntando o que poderia ter acontecido. Descomplique a vida e assuma seus desejos. Só quando você é feliz é possível ajudar a transformar o mundo em um lugar mais feliz.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)