sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Good boy

Assisti esse filme de terror pela proposta de perspectiva diferente: o ponto de vista de um cachorro. ÓTIMO ATOR a pessoa que fez o cachorro, roubou a cena. Já a história não aprofunda muito, respeitando a proposta cinematográfica. Nenhum rosto humano aparece na curta duração da pelicula, por volta de 1 hora e 10 minutos. Temos sustos sim, os 15 minutos finais são cenas eletrizantes com alguns jumpscares não-apelativos. 

É um bom filme, uma proposta diferente, vai ser difícil de esquecer por causa disso. 



terça-feira, 28 de outubro de 2025

Por que jogo jogos?

 Estava refletindo junto com Túlio sobre porque, até hoje, jogos me interessam. Nessa introspecção cheguei a conclusão que isso se dá pela previsibilidade das ações. Se eu realizar um comportamento, o resultado esperado é previsível e, as vezes, até 100% correto. Na "vida real" (não gosto desse termo, porque jogo também é vida real), independente de estudar muito para um concurso, por exemplo, não quer dizer que eu passe. Posso estar bem preparado, mas outra pessoa pode estar MAIS preparada. Posso estar num dia ruim para fazer a prova. O concurso pode ser anulado. São muitos fatores externos que tornam o acontecimento imprevisível 


Isso não significa que não devo estudar ou me preparar para qualquer coisa que deseje realizar na vida, mas a possível frustração advinda de não alcançar os objetivos é algo que me trava, que me impede de empenhar mais, culminando em um ciclo vicioso onde não dou meus 100% e espero alcançar os 100%


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Gmail

Não encontrei nos arquivos do meu blog o post que deu origem a criação do meu gmail. Foi bem aleatório, diga-se: Eduardo, do blog Faz Sentido?!, achou que o meu nick era parecido com o submarino russo que afundou no ano 2000. 

O Kursk foi um submarino de mísseis de cruzeiro nuclear da Marinha Russa que afundou no Mar de Barents em 12 de agosto de 2000, após duas explosões acidentais de torpedos. O desastre resultou na morte de toda a tripulação de 118 pessoas, embora 23 sobrevivessem às explosões iniciais e morreram depois de ficar presos no fundo do mar. As tentativas de resgate foram inicialmente dificultadas pela recusa da Rússia em aceitar ajuda internacional e a perda de tempo, o que impediu o resgate dos sobreviventes. 

O meu nick na verdade é por causa de Hansi Kürsch, vocalista da minha banda favorita, o Blind Guardian. 

E aí ONTEM, no meio de uma partida de ARAM de League of Legends, alguém perguntou se eu era Russo e rapidamente lembrei disso. 

Devaneio que chama, né?

sábado, 11 de outubro de 2025

Monogamia no barbeiro (a fidelidade ao seu cabelereiro)

Quando pequeno cortava meu cabelo no Pequeno Príncipe, um salão no centro da cidade. Sempre ia na mesma pessoa e, como era criança, ao final do corte ganhava um pirulito. Infelizmente a pessoa que cortava saiu do estabelecimento e deixei de cortar lá.

Nesse ínterim cortei cabelo em cantos aleatórios, MAS NÃO ME ADAPTEI. Havia uma pessoa que fidelizei próximo de casa, mas este também mudou-se. 

Decidi então comprar uma máquina e cortar meu próprio cabelo e assim o fiz por anos, décadas e assim cortava meu bebêlo a cada 6 meses. "Cortava" é forma de falar: raspava mesmo. Sempre. Até que Isabel apareceu e mostrou a importância de cortar o cabelo. Show!

Procurei o canto com melhor custo-benefício próximo de casa e encontrei o Salão Black. Gostei de um dos barbeiros e por lá cortei nos últimos 4 anos aproximadamente. Só que um dia em 2025 minha tia, na cidade de Parnamirim falou para eu cortar o cabelo em um local próximo a loja dela e, de graça, aceitei. Gostei muito do corte e a pessoa também fez a minha barba: no antigo não fazia por não achar necessário. 

Traí o salão Black e estou cortando nesse outro local, mas nesse exato momento estou na fila de espera e o MEU barbeiro ainda não chegou e vou acabar tendo que cortar com outro (são dois)

E é isso. 

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Todo dia

 Todo dia, desde o dia que decidi escrever, abro o blog para pensar. Da mesma maneira que abro a geladeira. Só que não escrevo. Fica aqui a minha tentativa de escrever sem dizer nada.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Fome de Braços

 Chegou determinado cliente no comércio e, por ele ter uma camisa de banda de heavy metal, supus que era uma boa pessoa, elogiei a vestimenta e começamos uma conversa. É antropologo, descobri ser doutor, e em algum momento citou artigo que escreveu para Anpuh. Fiz a leitura e observei a expressão "fome de braços". Essa é a graça da História: quanto mais você estuda, até sem querer, mais você se toca que pouco sabe. 



Descobri que o termo "Fome de braços" era utilizado pelos grandes fazendeiros no Brasil para manifestar a suposta carência de trabalhadores livres no campo, antes e após o fim da escravidão.

Quando você é obrigado a ficar sem internet

Das vezes que realizei concursos públicos, sempre fico bastante pensativo sobre a vida no espaço de tempo em que acabo a prova até o horário que é permitido sair de sala com o caderno de questões (quando possível). Sou daqueles que sabe ou não sabe do assunto (não tenho sabido muito), então sempre, SEMPRE, SEM EXAGERO, termino a prova objetiva rapidamente. É nesse momento que anoto meus pensamentos para ver se consigo realizá-los na vida mundana (quase nunca ocorre). Preciso descobrir as razões disso. 

(uma versão desse texto escrevi na prova da CPNU)