Coisas do Orkut, Parte 7

Uma aula de português

Orkut também é cultura gente!

Vocês sempre dizendo que era inutil, tolinhos.

Não é não!

Olhem só essa comunidade: Questões Altamente Pertinentes

E nesse link o mótivo que eu acho que o orkut não é completamente inutil.

Vejam só!

Por que - separado e sem acento, é utilizado nos inícios de perguntas.

Exemplo:

Por que você não quer tomar sorvete comigo?

Também é utilizado em frases afirmativas quando o sentido é "pelo qual" ou "por que motivo" "por que razão...", entende?

Exemplos:

Eu não entendo por que você não pode sair hoje comigo.
(Aqui você poderia substituir "por que motivo", ou "por que razão", percebe?)

Difícil entender os problemas por que passamos. (Aqui você poderia substituir por "pelos quais", certo? Se você sempre pensar nessas substituições, não tem erro).

Por quê - separado e com acento,é utilizado nos finais das perguntas.

Exemplo:

Você disse que iria à festa ontem e não foi. Por quê?

Acho que essa é simples de entender, né? Quando é pergunta e é no final, é separado e com acento.

Porque - junto e sem acento, é utilizado nas respostas.

Eu não fui à festa porque fiquei doente.

Eu estou triste porque você brigou comigo.

(Pode ser usado tanto no começo como no meio da frase, desde que seja utilizado para esse fim. Se for como "pelo qual" ou "por que razão...", como vc viu, é separado.)

Mais exemplos:

Por que você não foi à festa ontem?

Porque eu fiquei doente.

Sacou?

Porquê - junto e com acento, é quando a palavra é usada como substantivo.

Exemplo:

Eu não consigo entender o porquê disso.

Por favor me explique o porquê da carta que você me enviou.

E é por aí... será que eu expliquei bem? Deu para entender? Qualquer correção ou qualquer coisa que vocês quiserem adicionar, fiquem à vontade, também quero aprender!


Finalmente eu aprendi isso.

Era bom se todos os livros escolares fossem explicativos assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

Sobre a quebra de paradigmas em relação aos dinossauros e o abandono da paleontologia