RSS/XML

Olha algo legal, acho que alguns vêem mas não sabem o que é, então fui atrás de algum lugar que falasse sobre. Vejam só:

Imagine você, blogueiro de plantão que a cada post novo em um dos seus blogs favoritos sente-se na obrigação de comentar. Mas enfrente um pequeno problema, poucos blogueiros atualizam diariamente seus blogs e portanto você perde um tempo precioso carregando a pagina e vendo exatamente o mesmo conteúdo de um dia antes ou uma hora atrás.

A mesma coisa acontece com as noticias veja mais um exemplo:
Eu acompanho noticias da F-1 mas não é todo dia que existem novas noticias, mas eu como adoro todo dia entro para ver se tem novidades, e essas novidades podem nem lhe interessar (E eu quero lá saber se a Minardi ta contratando um mexicano?).

Bom nessas adversidades que o RSS entra na parada. Através de um FEED (Nome simpático designado ao conteúdo do RSS) toda vez que um blogueiro atualiza seu blog esse FEED é atualizado também. Mas até aqui nada demais se eu precisasse ir em cada blog acompanhar o RSS eu teria o mesmo trabalho.

Mas o RSS só é útil graças aos agregadores de noticias que funcionam como se fossem leitores de e-mail, só que ao invés de cadastrar contas de e-mail eu cadastro os FEEDS. E o agregador verifica de tempos em tempos (de acordo com o que eu configurar no programa) todos os FEED cadastrados e se em algum deles há alguma novidade. Se houver alguma novidade ele mostra para você apenas um resumo da noticia (Isso deveria ser regra, mas alguns sites como o Uspirados por exemplo disponibilizam a noticia ou post inteiro).

Alem disso eu posso adicionar filtros nos FEEDs que eu tiver cadastrado. Mas um exemplo: No FEED de F-1 eu não quero que o programa me mostre nenhuma noticia relacionada a Minardi, e assim será feito.

Então eu posso acompanhar através de uma única janela resumos de noticias sobre esporte, educação, cultura, putarias, etc.. e como um leitor que tem pouco tempo para perder só ira ler o que realmente lhe interessa.

Existem agregadores que rodam diretamente no seu computador e outros que funcionar iguais a um Webmail. Abaixo cito algumas opções:

FeedReader - Leitor gratuito e de código aberto para Windows (Eu utilizo esse)

Bloglines - Leitor RSS que pode ser acessado de qualquer lugar pela web. Permite organizar os links e compartilhar as listas de feeds com outras pessoas. Gratuito.

RSS Reader - Gratuito, o software permite organizar feeds por categorias, marcar notícias importantes para leitura posterior, filtrar conteúdo e definir diferentes estilos de exibição.

Firefox - Navegador que anda roubando um pouco do mercado do Internet explorer. Ja vem com RSS nativo.

Para mais informações, use o Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

Sobre a quebra de paradigmas em relação aos dinossauros e o abandono da paleontologia