Criação do estado de Israel

Por que certos paises foram favoráveis a criação do estado de Israel? Não, eles não estavam com pena dos judeus que não tinham seu território. Se fosse por isso, pena, o problema na antiga Iugoslavia já teria sido solucionado antes de acontecer a guerra de Kosovo, os Bascos já teriam seu território, os Curdos (maior etnia sem estado no mundo) também e alguém já teria interferido para resolver os problemas dos Tutsis e Hutus em Ruanda e no Burundi. Sem contar Taiwan, Tibet, Irlanda do norte que todos já devem ter ouvido falar.

O mótivo, ao meu ver, principal para a criação do estado de Israel foi o dominio estratégico que o ocidente poder(ia) exercer sobre o mundo arabe, ou seja, manter um estado simpático aos EUA (aquele que, atualmente, apoia mais Israel numa região historicamente hostil ao ocidente .

Entretanto, este não é o único ponto que devemos observar. Alem da influência que o ocidente pode exercer, há também o interesse comercial. O mundo arabe é responsável pela maior parte do petróleo produzido no mundo, sendo seu principal consumidor os EUA (Entende por que não assinar o protocolo de Quioto?). Fora isso, deve haver um enorme lucro na comercialização de armas em época de conflitos (Faixa de Gaza). Não devemos esquecer também de que o sistema financeiro é, em boa parte, controlado por judeus (empresas petrolíferas, indústrias armamentistas, bancos).

Sem contar que a maior colônia judia do mundo fora de Israel fica nos EUA. Imagine a pressão que eles devem fazer no congresso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)