Manipulação das massas na ditadura militar

O contexto da ditadura militar no Brasil está relacionado ao contexto mundial da guerra fria, mundo bipolar, capitalismo representado pelos Estados Unidos contra o socialismo da União Soviética. Os EUA faziam de tudo para evitar que o socialismo não se propagasse pela américa latina, mas mesmo assim Cuba se tornou um país socialista. Isso deixou os americanos tristes e então eles começaram a apoiar as ditaduras militares na america latina - não aconteceu só no Brasil - para evitar a propagação do socialismo.

Usavam de sua ideologia, onde tudo que vinha dos países socialistas era ruim e deveria ser banido. Nessa lógica, usaram de muitas mensagens subliminares (?) que até hoje estão incutidas no pensamento popular.

Vejamos algumas:

"A situação tá russa": quando algo está ruim, algo está "russo".

"Tô no vermelho": tá devendo dinheiro a alguém e não tem como pagar? a situação está no vermelho! alusão as cores representativas da urss.

"Vá pra china!": está com raiva de alguém? mande ele ir pra china, lá não deve ser um bom lugar.

Cuba libre: Cuba é famosa pela sua produção de Rum. Cuba Libre é uma bebida em que você mistura Rum (cuba) com Coca Cola (eua), dando assim origem a Cuba Livre.

Alguém sabe mais?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)