Velhas desculpas

Você que estuda ou trabalha num lugar onde o setor de limpeza é terceirizado já deve ter ouvido de algum colega mal educado: "jogo o lixo no chão e gero empregos". Até que ponto isso é verdade?

Partindo do pressuposto de que é errado poluir, podemos ter algumas respostas para dar. Por exemplo: 1) Isso é falta de educação, você deve zelar pelo que é seu e pelo ambiente em que vive 2) Para os trabalhadores de carteira assinada, seus salários seriam baixissimos, já que não requer mão-de-obra especializada. Para os que tem isso como um ganha-pão e catam latinhas nas ruas, é uma vida miserável, um subemprego 3) Você estará contribuindo indiretamente com o acumulo de poluentes em rios e lagos. Alem disso, aquele seu maço de cigarro que você achou que não iria prejudicar ninguém, junto com outros milhares de maços de cigarros de outros que acharam o mesmo, iriam entupir um bueiro. Alagamentos aconteceriam, a população de ratos que vive em esgotos iria ter condições favoráveis para proliferação e com isso seria vetores de algumas doenças. Sem contar a água suja. 4) Consciência. Não é em todo lugar que existe um lixeiro pronto pra "salvar o mundo".

Ou surpreenda, que nem um amigo meu, "Diga-lhe que não se incomode com quem vai perder o emprego, porque no dia que o cara perder, os outros não vão estar nem aí se ele perdeu ou não. E se o mundo pouco se importa com ele, pra que ele vai se importar com o mundo?"

Talvez você encontre uma contradição: "ou você se preocupa com o meio ambiente ou então com a pessoa que vai perder o emprego." Mas essa contradição existe mesmo? O lixo não se acaba de uma hora pra outra, aliás, ele não se acaba, a não ser que achemos um buraco negro pelo espaço e ele aniquile toda a matéria, mas isso é fantasioso demais. Voltando ao ponto: creio que a natureza consegue sintetizar/reciclar o lixo orgânico usando-o como um adubo natural. Como o número de poluentes cresce a cada dia e muitos não são recicláveis e alguns que são demoram séculos para se decompor, a natureza fica sobrecarregada. Nesse hora entraria o papel das empresas de reciclagem. As pessoas que foram "desempregadas" do seu trabalho de lixeiro, seriam guiadas para essas empresas. E como reciclagem é um processo que requer uma mão-de-obra especializada, os salários subiriam. Alem disso, reciclagem dá dinheiro, muitos iriam querer explorar esse filão.

Quem sabe um dia, voltando de uma festa num ônibus, com sua latinha de coca-cola na mão e longe da parada de sua casa. Então você, já meio grogue, pede a algum passageiro que vai descer no próximo ponto jogar sua latinha no lixo. Quem sabe ele não passe a se policiar mais depois desse seu ato, não é?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)