O Maior ego do mundo

José Mourinho, técnico do Chelsea, faz a alegria da imprensa britânica

Ele começou a carreira de treinador há apenas cinco anos e já é o mais bem pago de sua profissão em todo o planeta. Tem uma marra capaz de deixar Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão sem graça. Fala o que quer sobre qualquer assunto e, graças ao currículo vitorioso, tem ouvido muito pouco o que não quer. Conheça mais do estilo José Mourinho, técnico do Chelsea, o português que tem feito a alegria dos tablóides ingleses.

“Eu sou o cara”
Ainda que tivesse ganho a Liga dos Campeões da Europa pelo Porto, José Mourinho não era dos mais conhecidos dos britânicos quando chegou ao Chelsea no meio do ano passado. Então, fez questão de chamar a atenção. “Nós temos jogadores top e, desculpem-me se estou sendo arrogante, nós temos um treinador top. Eu acho que sou uma pessoa especial”, disse.

“Eu tenho, vocês não tem”
Irritado por ler nos jornais que precisaria de tempo para se adaptar ao Chelsea e provar seu valor, o português disparou: “Eu não tenho de provar nada. Existe apenas um treinador nesta ilha com o mesmo currículo que eu: Sir Alex Ferguson. Quem mais aqui já ganhou uma Liga dos Campeões?”

Mau perdedor
A derrota por 1 x 0 para o Liverpool nas semifinais da última edição da Liga dos Campeões ainda não foi digerida por Mourinho. Por mais que tenha conquistado o primeiro título inglês do Chelsea em 50 anos e esteja disparado na frente esta temporada, ele não consegue esquecer o gol do espanhol Luis Garcia, logo aos 4 minutos de jogo, numa bola que deixou dúvida se havia realmente entrado. O português só cita aquela partida como “a do gol fantasma”, “a do meio-gol” ou “a do gol que nunca aconteceu”.

Língua solta
José Mourinho não viu da beira do campo seu primeiro título pelo Chelsea, a Copa da Liga, numa vitória por 3 x 2 sobre o Liverpool, na prorrogação, em fevereiro. Ele foi expulso logo após o gol de empate em 2 x 2, no fim do tempo regulamentar, por mandar os torcedores adversários calarem a boca. Um mês depois, deixou pesado o clima do confronto contra o Barcelona pela Liga dos Campeões. Após a derrota no jogo de ida, afirmou que o árbitro sueco Anders Frisk foi visto conversando com o técnico adversário, Frank Rijkaard, e que isso teria influenciado na derrota por 2 x 1. A família de Frisk recebeu ameaças anônimas, e o árbitro decidiu encerrar a carreira. Um dirigente da Uefa chamou Mourinho de “inimigo do futebol”.

Amores brasileiros
Em entrevista à revista Time Out, Mourinho disse qual o maior jogador que já viu atuar: “Eu assisti a Maradona, Eusébio, Zidane e Gullit. Mas nenhum deles se compara a Ronaldo em 1996. F icava encantado com as coisas que fazia, como marcar um gol numa arrancada de 50 metros, passando por cinco adversários”,disse. Também diz ser fã de Rivaldo, com quem trabalhou no Barcelona. “Quando ele foi eleito o melhor do mundo, distribuiu placas de prata para toda comissão técnica, agradecendo. A minha está guardada junto aos troféus”.

EX-PERNETA
Filho de um ex-goleiro, Félix Mourinho, José Mourinho sempre sonhou em ser jogador de futebol. Segundo um amigo, era um zagueiro “de boa técnica e pouca disposição”. Passou pelo Rio Ave, na época em que o pai era técnico do time, esteve no Belenenses e ainda atuou por duas equipes pequenas, quando já dava aulas de educação física: o Sesimbra, da Quarta Divisão, e o Comércio e Indústria, da Quinta Divisão. Antes dos 25 anos, já tinha encerrado a carreira e decidido ser treinador.

Morde e assopra
Numa única declaração, Mourinho conseguiu soltar farpas em Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Portuguesa, e Sven-Goran Eriksson, sueco que treina a Inglaterra. “Acho que uma seleção deve ser comandada por uma pessoa de seu próprio país. Fazer isso pela pátria torna a coisa muito diferente”. Pouco depois, para evitar mais uma polêmica com os ingleses (pois seu nome já foi citado como candidato a substituir o sueco), disse: “Talvez depois de tanto tempo, Sven já tenha a Inglaterra em seu coração”.

Sonho olímpico
José Mourinho gosta mesmo de ser diferente. A Copa do Mundo é o sonho de todos que vivem no futebol? Não para ele. “O meu sonho é um dia ir às Olimpíadas e comandar a Seleção Portuguesa. Ainda que eu já esteja velho e que o futebol não seja o esporte mais importante em disputa, vou querer ir por tudo que os Jogos representam. Sou um fã das Olimpíadas. Gostaria de ir com a bandeira portuguesa”.

“George Clone”
O treinador era ironizado por vestir sempre o mesmo sobretudo. E com ele, Mourinho esteve protegido da chuva durante a temporada vitoriosa com o Chelsea. “Estou aberto a ofertas. Após o título, num leilão de caridade, meu sobretudo foi arrematado por 22 mil libras (quase 90 mil reais). Quero um parecido”, disse o treinador, que depois da fama virou simônimo de quarentão bonito e elegante na terra da rainha. “Mourinho é o único homem por quem eu trocaria meu marido. E por quem meu marido me trocaria”, afirmou Jane Moore, escritora e colunista do The Sun. O português ficou em segundo lugar na lista dos homens mais elegantes do Reino Unido, feita pela revista GQ, e já foi descrito como tendo um estilo “George Clooney, com a barba cuidadosamente mal aparada”.

Amigo do homem
O português não se incomoda em falar do bom relacionamento com o dono do Chelsea, o bilionário russo Roman Abramovich, sobre quem pairam muitas suspeitas a respeito da origem de sua fortuna. Realmente, deve ser fácil elogiar alguém que lhe paga um salário anual de 5 milhões de libras. “Nós nos entendemos muito bem. Ele adora sua família, seus amigos e seu time de futebol. E eu estou aqui para transformar seus sonhos em realidade dentro do campo”. Se Abramovich questiona algo, Mourinho conversa e explica os motivos. Certa vez, à imprensa portuguesa, o técnico disse: “Não sei se Abramovich quer dominar o futebol mundial, mas sei que ele quer fazer do Chelsea o melhor time do mundo”.

FRASES
“Ponho meu time na linha de fogo com minhas frases, mas isso obriga meus jogadores a assumirem riscos também. Não quero ninguém acomodado.”

“Sempre tive consciência de que ia ser um dos melhores do mundo”

“E daí que ninguém na Inglaterra foi campeão na primeira temporada?”

“Se o Ricardo Carvalho não entende a razão de não ser titular, deveria fazer um teste de QI”

“É difícil lidar com o meu ego, mas os jogadores precisam aprender a conviver com isso”

“Dizem que vencemos porque temos muito dinheiro. E por acaso Arsenal e Manchester United não têm?”

“Meus filhos são pequenos, então nunca viram o pai perder. Mas sei que não vai poder ser assim sempre”

“O único treinador que eu vi perder e dizer que não se importava foi Arsene Wenger após a última Community Shield (Supercopa Inglesa). Não entendo isso. Eu quero ganhar sempre”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)