A importância das fontes históricas
Para falar sobre a importância das fontes históricas no estudo da História, devemos primeiro ter em mente que estas são usadas para o estudo de um fato histórico. Mas o que é um fato histórico? Segundo Charles Langlois e Charles Seignobos, “o mesmo fato é ou deixa de ser histórico, segundo a maneira por que é conhecido”, ou seja, o “o caráter histórico não está nos fatos, mas no modo pelo qual são estes conhecidos”. Isso quer dizer que algo só se torna um “fato histórico” se alguém se dispuser a estudá-la. Tendo conceituado o que é um “fato histórico”, torna-se mais fácil demonstrar a importância das fontes históricas.
A História trabalha muito com eventos já sucedidos no tempo. Não existe nenhuma maquina que nos faça voltar ao passado e observar diretamente um acontecimento. Deste modo, a única forma de um pesquisador em História poder trabalhar com o passado é através das fontes (daí vem a sua importância). As mais comuns são as materiais, escritas, iconográficas e orais .
A fonte histórica, contudo, não pode ser considerada uma verdade absoluta. Ela é apenas mais UMA das verdades, pois está sujeita a época em que foi produzida, por quem foi produzida e com que objetivo foi produzido. Cabe ao historiador fazer a critica objetiva (autenticidade do documento) e a critica subjetiva (o valor do documento na historiografia).
P.S.: Esboço de um trabalho meu na universidade.
eu gostei do texto e tambem vai me fazer tirar um 10 na pesquisa mais fala bem a verdade e o primeiro texto que fala coisa que mostra a verdade.
ResponderExcluireu gostei do texto ele e 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 parabens
ResponderExcluirAmei o texto.ajudou m mto n contribuixao da elaboraxao da monografia d minha irma
ResponderExcluirvai ser muito bom para minha nota é otimo!!!!
ResponderExcluirNOSSA MINHA NOTA VAI SER 10!!!!!!!!!
ResponderExcluirUHULL!