Spiderman Far From Home e o Zeitgeist

Spoilers
Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução significa espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo

Terminei de assistir agora pouco o filme do amigo da vizinhança e achei longo e fraco, mas consigo ver claramente a mensagem por ele criada!

O vilão Mysterio é a mistura entre fake news e deepfake. A primeira você já sabe o que é, são noticias mentirosas, espalhadas para causar o caos, que não adianta serem desmentidas porque já fizeram seu papel de causar o estrago.

Deepfake é algo mais recente, mas ainda na mesma onda. É um programa (e arte, se pensar bem) de usar a inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, com direito a sincronização de movimentos labiais, expressões e tudo o mais. Sabe quando o Instagram faz aqueles vídeos botando orelhinhas de cachorro em você? Então!

Mysterio representa o que ocorreu nas eleições americanas e, olhando para o nosso umbigo, o Brasil. Propagar mensagens mentirosas, enganar, dissimular, tudo isso foi feito pelo Mysterio.

Na primeira cena pós-creditos Mysterio fez o homem aranha parecer o vilão da história utilizando frases e imagens fora do contexto. Na última, descobrimos que Nick Fury estava em alguma nave espacial e quem esteve na verdade interagindo com o aranha foi o Kree do filme da Capitã Marvel, Talos.

Enganação em cima de enganação. Spiderman Far From Home é o Zeitgeist do nosso tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)