Wulffmorgenthaler



Praticamente impronunciável, Wulffmorgenthaler é a junção do sobrenome dos dois criadores das tirinhas: Mikael Wulff e Anders Morgenthaler. Eles iniciaram sua série diária em 2003 focados apenas em tirinhas para internet.

Mikael Wulff (1972) é comediante e escritor. Faz comédias ao vivo, no estilo Seinfeld de ser e trabalha também na televisão escandinava.

Anders Morgenthaler (1972) é illustrator, designer gráfico e diretor de animação. Já trabalhou em diversos curtas metragens e videoclips.

Sobre as tirinhas?

Elas têm um estilo bem distinto, sendo facilmente reconhecidas. A linha é um pouco tremida e o colorido parece ter sido feito por computação gráfica. O humor negro impera e se renova a cada dia. Supera. Os personagens e as situações variam de tira para tira, mas existem diversos personagens que voltam a aparecer de vez em quando. É o caso do Toucan Kid, Fucked-up Crazy-Ass Weirdo Beaver, Dick Bird, Werner, o panda logo da WWF (aparece normalmente como uma besta violenta), Dalai Lama (como um frustrado). No início os humanos apareciam nús ou com pouquíssimos acessórios. Morgenthaler explica que não queria caracterizar completamente nenhum deles, as críticas serviriam assim para qualquer humano, e esses seriam colocados no mesmo patamar dos animais. Somente agora é que eles estão aparecendo completamente vestidos.

Os assuntos variam. Comportamento humano, animais, política, história, cinema, sexo... Alguns com bases cotidianas: assuntos em destaque no mundo atual e dia-a-dia, de uma forma sútil. Sempre criticando. E sempre mantendo fortes traços de humor negro. Um humor inteligente, as vezes trash com muito sangue, humor de banheiro, referências sexuais e imagens grotescas. A leitura Wulffmorgenthaler é um frequente exercício de imaginação e criatividade, porque transforma em um hábito a justaposição de personagens extremamente comuns em situações extremamente incomuns, e versa vice. O grade sucesso do humor de Wulffmorgenthaler confere da qualidade da escrita própria, diferente das demais tiras que seguem o estilo punchline tradicional, onde a expectativa é criada diante do elemento surpresa.

Wulffmorgenthaler criaram também uma série de televisão, no estilo de cartoons infantis, mas que passam durante a madrugada, na Dinamarca. Onde Wulff, Morgenthaler e seus amigos Dolph (um hipopótamo facista) e Margit (um esquilo fêmea politicamente correta). O único personagem vindo das tirinhas foi Toucan Kid. Novos personagens incluindo Ansgar e Loke, um arqueologista extremamente ativo sexualmente e seu colega que morre de medo de algo que ele define como "A vagina". A série já está chegando em sua 3ª temporada e é um grande sucesso.

Copiado totalmente daqui.

Site oficial: http://www.wulffmorgenthaler.com.

Tirinhas traduzidas: http://bau-wulffmorgenthaler.blogspot.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)