Colapso mundial no IRC

Será o fim da BRASnet, a maior rede de IRC do Brasil? É isto que o artigo do site #IRCd tenta responder. Visitem-no para terem informações mais detalhadas sobre os logs que levaram a queda da rede Brasnet.

Tentarei resumir em alguns pontos o que houve nestes dias para quem tinha algo melhor pra fazer e não esteve presente no IRC quando os ataques começaram:

Sexta-feira, 11/5/2007

1. A rede Brasirc é acusada de atacar a rede Brasnet.

2. O servidor dsgx que dava o suporte para a Brasnet, migrou para a brasirc, levando todos os usuários.

3. O domínio irc.brasnet.org foi redirecionado para irc.brasirc.org. Os usuários passaram a entrar nesta "nova" rede.

Sábado, 12/5/2007

4. Os admins da Brasnet abriram o canal #brasnet na rede estrangeira IRCHighWay e redirecionaram o domínio irc.brasnet.org para a IRCHighWay.

5. O pessoal da Brasirc viu isso e começou a atacar a IRCHighWay.

6. A IRCHighWay bane todos os ips brasileiros de sua rede:

-Global- [mav] Enquanto nós damos as boas vindas para as novas pessoas, nós gostariamos de deixar claro que não temos qualquer tipo de afiliação de qualquer modo com a BRASNet. Nenhum servidor da BRASnet está linkado para a IRCHighWay. Além disso, não toleramos DDOS ou ataques similares de qualquer tipo. Qualquer usuário encontrado em tais atividades, seja nos atacando ou qualquer rede/usuário, será removido.

-Global- [Avenger] Prezados usuários, devido a ataques DDoS em nossa rede, teremos de remover todos os usuários Brasileiros da rede por agora. Para todos os nossos usuários regulares, nossos sentimentos, pois por força de seus conterrâneos teremos que fazê-lo. Por favor tente se reconectar à nossa rede em um dia ou dois.

7. A Brasnet redireciona seu domínio para a rede irc.efnet.net.

Domingo, 13/5/2007

8. O pessoal da Efnet junto com o da Brasnet, começa a atacar a rede Brasirc. (Pelo menos era o que dizia um tópico no canal #Brasil da Brasirc durante o ataque)

9. Brasirc cai.

10. O site do canal #IRCd, da rede brasnet, que estava noticiando os ataques, cai.

11. O site do #IRCd volta ao normal.

12. Vários canais com o tema "brasnet" são criados na Efnet.

13. Brasirc continua offline e Brasnet continua redirecionada para Efnet.

14. Spams de outras redes brasileiras são feitas no canal #explicacaobrasnet da Efnet.

15. Comunidades são criadas no orkut: uma repudia a Brasirc, outras se vangloriam de terem estado online quando a brasnet caiu, algumas pedem a volta da Brasnet e outras a homenageiam.

16. Bl0w (ou alguém se passando por ele), o mesmo que atacou a Brasnet e provocou a saída do servidor BrTurbo, ataca a Brasirc.

Segunda-feira, 14/5/2007

17. Brasnet volta apenas pelo servidor irc.fortalnet.com.br. Ao dar /links, só consta o servidor principal, irc.brasnet.org. No #Brasil e no #Ajuda só temos um operador com o nick de Strug. Somente ele está como operador.

18. Reclamações de usuários de provedores de internet (cabo, adsl) começam a pipocar. Algumas pessoas não conseguem acessar sites famosos como YouTube, Blogger, Fotolog e Orkut. Será culpa desses ataques?

19. Poucas horas depois de ficar novamente online, o servidor da Fortalnet cai.

20. Novamente o irc.brasnet.org redireciona para Efnet.

21. Há uma tentativa de "vingar-se" da Brasirc, fazendo com que vários computadores pacotem a rede.

22. O servidor da Fortalnet, único que conectava a Brasnet (nas raras ocasiões), está direcionado, neste momento, 23 horas, para o servidor da Brasirc. Será o fim ou...?

23. Brasirc dá boas-vindas a Fortalnet.

Terça-feira, 15/5/2007

24. Orkut fica fora do ar. Teoria da conspiração? Já voltou.

25. Por volta das 2 horas da manhã o site da Brasnet sai do ar, provavelmente por problemas com a hospedagem. Será que volta?

Conclusões: brasileiro é uma praga, o clima é de impunidade (Caio) e o problema realmente saiu do âmbito nacional, envolvendo as redes estrangeiras (direta e indiretamente) IRCHighWay e Efnet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)