Os 10 melhores albums que ouvi em 2009

Tradição que comecei em 2007 e que dei continuidade em 2008, este ano apresento novamente, baseado na Last.fm, os 10 melhores albums que ouvi em 2009.

Vale ressaltar o critério que utilizo desde a primeira vez que produzi a lista: A criação desta lista envolveu basicamente a lista de músicas do meu Last.fm, mais alguns critérios adicionais. As 10 melhores bandas não são as que estão nas 10 mais ouvidas do último ano, senão o post seria sem graça (e também sem sentido). Algumas bandas eu ouvi muito, mas avaliei o conjunto da obra, por assim dizer, e vi que outras bandas com menos audições possuem albums melhores.

Vamos lá!

10ª Posição: Banda Grafith - Qualquer show ao vivo gravado em qualquer interior!



Grafith começa o top 10 por dois motivos: marcou meu carnaval em Macau e, consequentemente, não pude deixar de fazer uma comunidade para engrandecê-los: Analisando: Banda Grafith. Nela você vai conhecer toda a poesia desta grande banda do Rio Grande do Norte!

9ª Posição: The Reign of Kindo - Rhythm Chord & Melody (2008)



Uma dica do Caio que valeu a pena. Muito.

8ª Posição: Athlete - Tourist (2005)



Segundo o Last.fm, esta é a uma banda semelhante a que vocês verão logo mais em primeiro lugar. Baixei sem esperar muita coisa e gostei. Album pra ficar no repeat por horas e horas.

7ª Posição: Theatre Of Tragedy - Forever Is The World (2009)



Minha banda favorita de Gothic Metal voltou as origens. Pena que para isso teve que dispensar a antiga vocalista, mas valeu a pena. Um ótimo album!

6ª Posição: Ultraje A Rigor - Acústico MTV (2005)



A influência da terceira colocada, que vocês verão a seguir, fez com que eu descobrisse que Ultraje a Rigor não é só "nós vamos invadir sua praia".

5ª Posição: Mellotrons - Ao vivo no Downtown Pub (2009)



Com faixas em português, Mellotrons toca tão bem quanto nas faixas em inglês. Por isso é uma das minhas bandas favoritas. Nunca canso de ouvir. Segunda vez que aparece nesta lista (a primeira foi em 2007, na primeira posição).

4ª Posição: Velhas Virgens - Abre essas pernas - Ao Vivo (2001)



Tanta putaria misturada com poesia. Deveria ter conhecido há mais tempo.

3ª Posição: Blitz - Ao vivo e a cores (2007)



Tudo graças a um aniversário que fui e só tocaram músicas dos anos 80. Blitz é muito animado!

2ª Posição: Gipsy Kings - Greatest Hits (1995)



"Bamboleo", "Un amor", "Djobi djoba", "Volare"... não tem como não se empolgar com este grupo de música flamenca.

1ª Posição: Aqualung - Strange and Beatiful (2005)



A mecenas da minha cultura musical, Vitória, acertou mais uma vez. Esse album do Aqualung não tem nenhuma música ruim. E combinou com o momento do final do ano! :~

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)