A Apresentação

Hoje fui me apresentar ao exercito no 16º BIMtz - Batalhão de Infantária Motorizado. Antes das 7:00h estava lá. Pensei que fosse ser algo desorganizado, mas me enganei redondamente. As pessoas que chegavam eram organizadas em grupos de, mais ou menos, 20 pessoas e os testes eram realizados. Primeiro o exame de vista, depois o médico e, por último, umas provas.

A PROVA DE "CONHECIMENTO" FOI A COISA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO. Envolvia várias coisas de física e mecânica de moveis que eu nunca tinha visto na vida. A de matemática e português foi moleza. Tinha também uma de, não lembro bem, acho que era conhecimentos ou análises burocráticas, em que você tinha que reconhecer a sequência de números e de letras.

As coisas mais engraçadas aconteceram lá dentro do quartel, vou contar algumas que eu ainda lembro:

No exame de vista, o militar perguntando que letra era aquela (era um F gigante):
Rapaz-usando-óculos-de-grau-5: "É um O"
Militar: "E pra que serve a porra do seu óculos?"

Na mesma sala do exame de vista:
Militar: "Alguém tem algum problema aqui? diabetes? epilepsia? asma?"
Garoto-querendo-ser-dispensado: "Eu tenho asma!"
Militar: E qual o remédio que você toma?"
Garoto-querendo-ser-dispensado: "Er... não lembro... sabe? faz tempo que não tomo..."

Exame médico:
Militar: "Todo mundo de cueca"
Todos ficam só de cueca, exceto um cara que fica de calça
Militar: "Eu disse DE CUECA! Isso por acaso é uma cueca?"

Durante a aplicação da prova:
Militar: "Pessoal, nesse caderno vocês tem a obrigatoriedade de marcar 4 questões. Se NENHUMA das alternativas te deixar satisfeito, o que é que você faz?"
Turma-do-fundão: "DEIXA EM BRANCO!"
Militar: "NÃO! Vocês tem que marcar 4 questões!

Final de tudo, todos reunidos no pátio esperando instruções antes de ir embora. Alguém faz uma pergunta: "E se o cara faltar no dia da reapresentação?"
Militar: "Olha, dia desses chegou um pai aqui com os documentos do filho dizendo que ele não poderia comparecer e foi respondido que o filho dele tinha falecido na semana passada. VOCÊS NÃO PODEM FALTAR!"

Mesma situação anterior:
Militar: "Vocês vão ter que se reapresentar dia 20/01 no 16° BIMtz. Alguém não sabe como chegar lá?"
Pessoal levanta a mão
Militar: "Pois é, pessoal, tenho uma novidade pra lhes contar. o 16° BIMtz é AQUI!"

Mais uma do pátio:
Militar: "Confirma aí se o seu CAM (certificado de alistamento militar) está tudo certo, bem como sua foto."
Todo mundo faz sinal de que está tudo bem.
Militar: "É que houve um caso de uma vez dois rapazes terem suas fotos trocadas. Depois do engano ter sido reparado, eles bateram um papo, trocaram telefones, sairam para almoçar..."

E ainda tem várias que eu não lembro... foi um dia memorável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solubilidade dos Sais

O conto do monstro sem nome (The Monster Without a Name / The Nameless Monster)